KANDINSKY, MESTRE DO ABSTRATO

COM VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO, NO CCBB


Ivair Reinaldim

De 27 de janeiro a 10 de fevereiro - Terças-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Precursor do abstracionismo, Wassily Kandinsky consolidou-se como um dos principais teóricos de arte e produtores culturais do século XX. Além disso, foi um dos primeiros professores da Bauhaus, escola de design que quebrou as barreiras entre o artístico e o prático. Neste curso, em duas aulas, será abordada a trajetória artística de Kandinsky. As reflexões em Do espiritual na arte. O grupo Der Blaue Reiter. Suas primeiras experiências com a abstração. Ponto e linha sobre o plano. O ensino na Bauhaus e seu período em Paris. A terceira aula, realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, será uma visita guiada exclusiva, às 18h, à exposição "Kandinsky, tudo começa num ponto", em cartaz no CCBB - a primeira mostra do artista na América Latina. Com 72 obras e curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, a exposição provoca o público a conhecer a vida do pintor e mergulhar nas raízes de seus pensamentos por meio de uma imersão sensorial interativa.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 27 JAN | PRIMEIROS ANOS E ABSTRAÇÃO EM KANDINSKY


  • 03 FEV | BAUHAUS E PARIS


  • 10 FEV | VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO", NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - RUA PRIMEIRO DE MARÇO, 66 - CENTRO, ÀS 18H


ministrado por


  • Ivair Reinaldim

    Doutor em História e Crítica da Arte pela EBA-UFRJ, com estágio na Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Atuou como curador na Galeria de Arte Ibeu, entre 2009 e 2013, e atualmente é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem experiência nas áreas de crítica, curadoria, historiografia, história e teoria da arte.