Liberdade

O conceito na história

DANIEL AARÃO REIS, LEA MARIA AARÃO REIS

15 de março - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple

O conceito de liberdade vem se modificando e se adaptando ao longo dos séculos, influenciado por movimentos que forçaram ora o seu declínio, ora a sua ampliação. Para debater questões relacionadas a essa ideia tão cara a todos nós, a CASA DO SABER RIO reunirá os primos Daniel e Léa Maria Aarão Reis.

Juntos, o historiador e a jornalista realizarão um percurso histórico pelo conceito de liberdade – partindo das cidades-Estado italianas, da revolução política das Províncias Unidas nos Países Baixos e da Revolução Inglesa, e passando pelas revoluções francesa e americana, com suas ambições e limitações, até chegar ao Brasil atual.

Será dado destaque à transformação da ideia de liberdade pela humanidade, com especial atenção às classes populares, que pensaram o conceito de outras maneiras e sob novos ângulos. Também serão levantadas perguntas como: quais os limites da liberdade individual? A liberdade e a igualdade são irmãs ou inimigas? Seria a racionalidade da livre escolha uma ilusão?

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • DANIEL AARÃO REIS

    Historiador. Professor titular de História Contemporânea da UFF e pesquisador 1 A do CNPq. É autor, entre outros livros, de A revolução faltou ao encontro, Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético, 1968, a paixão de uma utopia, Ditadura e democracia no Brasil, Luis Carlos Prestes, um revolucionário entre dois mundos. Suas áreas de especialização são as revoluções socialistas no século XX e a história das esquerdas brasileiras no pós-1945.

  • LEA MARIA AARÃO REIS

    Jornalista. Autora dos livros Maturidade, Além da Idade do Lobo, Os Novos Velhos, entre outros, e coautora de Nada Muito - Comer e Viver com Saúde e Prazer, com o médico João Curvo. Escreve atualmente para os sites Uma coisa e outra e Carta maior.