LITERATURA E PSICANÁLISE: TRÊS PONTOS DE ENCONTRO


Fernanda Hamann De Oliveira

De 28 de novembro a 12 de dezembro - Terças-feiras - das 17h às 19h - 3 encontros

“Na ciência da alma, os escritores literários se adiantaram grandemente com relação a nós, homens comuns, pois se nutrem de fontes que ainda não tornamos acessíveis à ciência.” A afirmativa é de Sigmund Freud, numa das muitas ocasiões em que faz menção à literatura como campo privilegiado de conhecimento do sujeito. Um campo que, assim como a psicanálise, se funda numa aposta na palavra e em seus efeitos.

As referências literárias de Freud são tão relevantes e numerosas, que o esforço de catalogá-las seria hercúleo. Mas podemos nos perguntar: o que o pai da psicanálise aprendeu com alguns de seus escritores favoritos, como Sófocles, Shakespeare e Dostoiévski? E o que os psicanalistas, seguindo a esteira freudiana, continuam aprendendo com escritores como o italiano Primo Levi, representante da literatura de testemunho do século XX?

Essas questões servirão de norte para o curso, que tecerá um diálogo entre literatura e psicanálise, a partir de três pontos de encontro entre a obra freudiana e as obras de importantes escritores.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 360,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 NOV | FREUD COM SÓFOCLES E SHAKESPEARE

    De Édipo Rei a Hamlet: A constituição e a divisão do sujeito.


  • 05 DEZ | FREUD COM DOSTOIÉVSKI

    Os irmãos Karamazov e Crime e castigo: Parricídio e neurose.


  • 12 DEZ | FREUD COM PRIMO LEVI

    É isto um homem?: Um esforço para representar o irrepresentável.


ministrado por


  • Fernanda Hamann De Oliveira

    Psicanalista e escritora, numa carreira dupla em torno da palavra, falada ou escrita, e de seus efeitos. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Professora de Psicologia na UFRJ (2015-2017), com Doutorado em Teoria Psicanalítica pela mesma Universidade (2012-2016). Redatora e revisora de dezenas de livros publicados entre 2007 e 2017 (www.dezanosdelivros.com.br). Autora do romance Cativos (7Letras, 2015) e da autoficção Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida (Rocco, 2015).

INSCREVA-SE AQUI