Olá! Faça seu login ou cadastre-se | Carrinho de compras
atendimento: 21. 2227-2237
Marcelo Backes
De 01 a 22 de março - Quintas-feiras - das 15h às 17h - 4 encontros
O Brasil passa por um momento de turbulência que certamente tem suas razões éticas, mas também um fundamento histórico dos mais concretos. A partir de dois clássicos, um inglês e um norueguês, e de mais duas obras definitivas da literatura brasileira, tentaremos compreender as circunstâncias que levaram o país a chegar onde se encontra, dividido, conturbado e cambaleando na incerteza de poder se levantar.
ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso
01 MAR | JULIO CÉSAR, DE SHAKESPEARE
O que o assassinato de Julio César na Roma Antiga tem a ver com o impeachment de Dilma Rousseff? Pontes entre o passado e o presente que talvez ajudem a explicar um país esfacelado.
08 MAR | UM INIMIGO DO POVO, DE HENRIK IBSEN
Será que os envolvidos nas investigações da Operação Lava-Jato são os doutores Stockmann da brasilidade? Para onde vamos e o que podemos fazer quando alguém descobre a poluição geral que toma conta de um paraíso de férias?
15 MAR | MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, DE MACHADO DE ASSIS
O grande Machado já apontava, há bem mais de cem anos, a precariedade estrutural da sociedade brasileira, fundada sobre duas classes básicas – a dos proprietários e a dos escravos – com um punhado de agregados transitando entre as duas. O riso de Brás Cubas desmascara o Brasil.
22 MAR | SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS
Será que nove entre dez empresários brasileiros não são Paulos Honórios, talvez até piores do que esse personagem porque incapazes de se arrepender? A formação tardia e claudicante da classe burguesa no Brasil, entre 1900 e 1930, no romance de Graciliano Ramos.
Marcelo Backes
Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg (Alemanha). Escritor, professor, tradutor e crítico literário, é autor de O último minuto e de A casa cai, entre outras obras. Seus livros, ensaios e poesias estão sendo publicadas em vários países da Europa.