MARTIN LUTHER KING JR. E NELSON MANDELA: A LUTA PELA LIBERDADE


Amilcar Pereira, Ynaê Lopes Dos Santos

De 13 a 20 de abril - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Há 50 anos ocorria a tragédia que levou Martin Luther King Jr. à morte e há 100 anos nascia Nelson Mandela. Assim, o ano de 2018 é uma oportunidade especial para homenagear esses dois líderes da luta contra o racismo. As leis segregacionistas de Jim Crow no Sul dos Estados Unidos deixaram de vigorar há mais de meio século, e o apartheid, regime de segregação adotado na África do Sul, acabou oficialmente há quase 25 anos. Mas todo o tempo transcorrido desde então não foi suficiente para apagar as reminiscências sociais dessas políticas.

O curso abordará não só as conquistas políticas dessas duas personalidades, como também suas histórias de vida, o contexto no qual viveram e como seu legado pode ser útil até hoje para se pensar a opressão de forma ampla. Os historiadores Ynaê Lopes dos Santos e Amilcar Pereira serão os guias nessa viagem através de sonhos, força, resistência, derrotas e vitórias.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 13 ABR | MARTIN LUTHER KING JR. E A LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NOS ESTADOS UNIDOS

    com Ynaê Lopes dos Santos


  • 20 ABR | NELSON MANDELA E O COMBATE AO RACISMO NA ÁFRICA DO SUL

    com Amilcar Pereira


ministrado por


  • Amilcar Pereira

    Historiador. Bacharel e licenciado em História pela UFRJ, doutor em História pela UFF, mestre em Ciências Sociais pela Uerj e pós-doutor em Educação e História na Columbia University (Estados Unidos). Professor da Faculdade de Educação da UFRJ, é autor de O Mundo Negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Organizou os livros Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula; Histórias do movimento negro no Brasil; Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas; e Diversidade em diferentes contextos.

  • Ynaê Lopes Dos Santos

    Historiadora. Bacharel e licenciada em História pela USP, mestre e doutora em História Social pela mesma instituição com pós-doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é professora da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV). É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850) e Licenciatura em História da África.