MÍDIA, MENTE, CORPO E MUTAÇÕES NA CULTURA CONTEMPORÂNEA


Vinícius Andrade Pereira

De 02 a 23 de maio - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Vivemos hoje em um mundo balizado por tecnologias que, muitas vezes, encarceram os indivíduos em seus próprios gadgets. A proposta desse curso é chamar a atenção para a urgência de se investigar os efeitos que o uso de tecnologias midiáticas pode promover na sociedade. Trata-se, assim, de revisitar Marshall McLuhan, particularmente a sua proposição de que a emergência de todo novo conjunto tecnológico implica uma reprogramação sensorial e cognitiva de corpos e mentes, além de transformações socioculturais profundas.

Assim, analisaremos práticas comuns, como o uso de celulares, a participação em redes sociais, o consumo de música e de jornalismo on-line, a adoção de aplicativos nos deslocamentos pelas cidades e os possíveis efeitos desses hábitos no pensamento, na atenção, nas sensorialidades (visualidade, audibilidade e tatilidade), no senso de privacidade, na individualidade. E também em práticas políticas, religiosas, educacionais e até mesmo nas identidades coletivas.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 02 MAI | DA ALDEIA À TEIA GLOBAL: TRANSFORMAÇÕES NO CENÁRIO TECNOLÓGICO E MIDIÁTICO

    Considerações sobre os efeitos das tecnologias midiáticas nos indivíduos e nas sociedades a partir de perspectivas de dois pioneiros no assunto: Innis, Havelock e McLuhan. Breve histórico sobre as principais mudanças nas dinâmicas de comunicação na passagem da cultura de massa para a cibercultura.


  • 09 MAI | MODELOS DE NARRATIVAS, LINGUAGENS MIDIÁTICAS E SUBJETIVIDADE

    Sociedades orais e o corpo coletivo; culturas letradas e regimes de atenção e controle; comunicação de massa e retribalização das sociedades; cultura digital; e a emergência da linguagem visuaudiomotora para corpos hipermidiatizados.


  • 16 MAI | SOCIEDADES, CORPOS E MENTES HIPERMIDIATIZADOS

    A lógica da remediação – hipermediação e imediação (Bolter e Grusin); o entretenimento como linguagem; características e seus efeitos nas principais esferas sociais: educação, família, religião e política; redes sociais, privacidade e percepção do outro.


  • 23 MAI | COMO A CULTURA TECNOLÓGICA E MIDIÁTICA CONTEMPORÂNEA AFETA CORPOS, MENTES, VALORES E COMPORTAMENTOS

    Tecnologias midiáticas e neurociências. Pesquisas recentes; games, visualidade e regimes de atenção; Google, concentração e memória; YouTube, infância e família; Facebook, sala de aula e percepção do outro; Tinder e relacionamentos erótico-afetivos.


ministrado por


  • Vinícius Andrade Pereira

    Professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. Mestre em Psicologia e doutor em Comunicação pela UFRJ, com formação complementar no McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto (Canadá), onde atua como pesquisador associado. É pós-doutorado pelo The Brown Institute for Media Innovation, da Universidade Columbia – NYC (Estados Unidos). É sócio fundador e presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) nos biênios 2012-2013/2014-2015. É autor de Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global.