MIGRAÇÃO E CINEMA


André Zuzarte

De 05 a 26 de março - Segundas-feiras - das 17h às 19h - 4 encontros

A história do cinema é indissociável da história dos grandes fluxos migratórios. Basta pensar no papel que a imigração, especialmente a judaica, teve na consolidação de Hollywood como principal polo de produção cinematográfica nos Estados Unidos e no mundo. O cinema hoje é, por si só, produto de movimentos transnacionais. Seu elenco e sua equipe são provenientes de diferentes partes do planeta. Seu consumo se dá em escala global: das grandes produções hollywoodianas a produções de países menores, que atingem públicos distantes entre si através da internet ou da exibição em grandes festivais.

Assim, a migração tem sido tema recorrente em obras cinematográficas variadas. Cineastas de origens diversas têm levado às telas seu olhar sobre as inúmeras formas de deslocamento humano. O curso lançará luz sobre alguns dos títulos mais impactantes dos últimos tempos que abordaram o assunto, evidenciando o papel do cinema como plataforma de reflexão acerca dos fluxos migratórios em toda a sua riqueza e complexidade.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 400,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 MAR | MIGRAÇÃO E CINEMA: UMA HISTÓRIA INDISSOCIÁVEL


  • 12 MAR | ERA UMA VEZ EM NOVA YORK (2013), DE JAMES GRAY


  • 19 MAR | COISAS BELAS E SUJAS (2002), DE STEPHEN FREARS


  • 26 MAR | ERA O HOTEL CAMBRIDGE (2016), DE ELIANE CAFFÉ


ministrado por


  • André Zuzarte

    Doutorando em Relações Internacionais pela PUC-Rio, onde dedica-se ao estudo da questão do refúgio e desenvolve tese sobre a integração local dos refugiados na cidade do Rio de Janeiro. Mestre pelo programa de História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, onde desenvolveu a dissertação O milhão restante, o Brasil e a evolução da proteção internacional a refugiados (1946-1952). Professor na FGV e na PUC-RIO, onde integra o corpo docente do Programa de Educação Tutorial no Instituto de Relações Internacionais. Além disso, presta trabalho voluntário junto à Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, ONG responsável pelo acolhimento e proteção dos refugiados na cidade.

INSCREVA-SE AQUI