MULHERES E DEUSAS


Renato Noguera

De 08 a 15 de março - Quintas-feiras - das 17h às 19h - 2 encontros

Renate Dodell

A partir da leitura de narrativas míticas gregas, judaico-cristãs, iorubás e tupis-guaranis sobre Iemanjá, Afrodite, Lilith, Eva, Oxum, Iansã, Iara, Medusa, Hera, Perséfone e Obá, vamos tratar de modelos, arquétipos e perspectivas de mãe, esposa, amante e guerreira. O objetivo é apontar algumas interpretações filosóficas e psicanalíticas sobre essas categorias e suas interfaces no mundo contemporâneo.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 08 MAR | AFRODITE, MEDUSA, HERA, LILITH E EVA

    Perspectivas filosóficas e psicanalíticas sobre modelos de beleza, maternidade, casamento, mulher guerreira e conflitos com o masculino nas mitologias grega e judaico-cristã.


  • 15 MAR | OXUM, OBÁ, IEMANJÁ, IANSÃ E IARA

    Perspectivas filosóficas e psicanalíticas sobre modelos de beleza, maternidade, casamento, mulher guerreira e conflitos com o masculino nas mitologias iorubá e tupi-guarani.


ministrado por


  • Renato Noguera

    Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. Coordena o projeto de pesquisa e extensão para melhoria das escolas públicas Filosofando com Sotaques Africanos e Indígenas, com apoio da Faperj. Autor de Ensino de filosofia e a Lei 10.639 e um dos organizadores do livro O samba e a filosofia.