O MAPA DA NEGOCIAÇÃO


José Augusto Wanderley

31 de outubro - Terça-feira - das 13h às 14h30

Sempre que temos um objetivo que só pode ser alcançado através de um acordo, um pacto, uma combinação, é preciso negociar. Negociação é uma competência fundamental para pessoas, empresas, empreendedores, líderes e países, e importante em todas as áreas da vida: familiar, afetiva, social e profissional. Há quem diga que, de uma forma ou de outra, passamos mais de 50% do nosso tempo negociando.

A importância dessa habilidade pode ser ilustrada pelo exemplo da Microsoft, que em 1978 era formada por um pequeno grupo de pessoas. O grande salto veio com a venda do sistema operacional MS-DOS para os microcomputadores que a IBM estava desenvolvendo. Mas, antes, foi preciso comprar o sistema QDOS da Seattle Computer Systems. Ou seja, houve negociação do início ao fim do processo.

Apesar de existirem várias modalidades de negociação – voltadas para a solução de conflitos, vendas, compras, associações, definição de formas de cooperação, fusões, joint-ventures e acordos de paz – há princípios que norteiam todas elas. Nesse encontro, vamos tratar dos fundamentos que levam ao sucesso em qualquer situação, seja ela simples ou complexa.

*Os encontros do Saber Executivo ocorrem das 13h às 14h30, e os inscritos recebem um lunch box antes de cada aula.  

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • José Augusto Wanderley

    Professor, consultor e coach com foco em negociação, liderança e excelência de desempenho. Já conduziu treinamentos para mais de 30 mil pessoas em instituições como Vale, Ambev, Furnas, Petrobras, Shell, Nestlé, Usiminas, FGV e Sebrae. É autor de Negociação Total, que, em sua 24ª edição, é o livro de negociação mais vendido do Brasil.