O MUNDO QUÂNTICO: MÁGICA SEM MÁGICA


Marco Moriconi

De 07 a 21 de março - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

A física quântica mudou o entendimento da realidade de tal maneira que certa vez o cientista dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) afirmou que só não se escandaliza com ela quem não a entende. De fato, as descobertas envolvendo o mundo das partículas subatômicas revolucionaram a ciência no século passado e continuam a abrir perspectivas para a interpretação do universo.

 

Neste curso, o físico Marco Moriconi guiará os participantes ao longo das principais descobertas da física, desde sua concepção clássica até a revolução quântica.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 07 MAR | O MUNDO CLÁSSICO

    Como o mundo passou a ser entendido após Galileu e Newton. O universo descrito como um grande relógio que guarda mistérios óbvios e profundos: o que é a gravidade? O que é a luz? Descrição ondulatória a corpuscular da luz e seus paradoxos. O experimento de Young. James Maxwell e o fim do século XIX. Restam duas nuvens escuras no céu da física: o problema do éter e o do corpo negro.


  • 14 MAR | MAX PLANCK E A REVOLUÇÃO INVOLUNTÁRIA

    O nascimento da física quântica. A explicação do micromundo. A luz é uma onda? Uma partícula? A física quântica responde: depende! Einstein, Bohr, Schrödinger e outros escrevem equações matemáticas que permitem calcular a física do mundo microscópico, mas resta a pergunta: o que estamos fazendo? Qual a interpretação correta? Copenhagen, muitos mundos, interpretação de Einstein.


  • 21 MAR | OS MISTÉRIOS QUÂNTICOS INVADEM OS LABORATÓRIOS

    A dupla-fenda, o paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen, o gato de Schrödinger, a bomba de Elitzur-Vaidman. A física quântica hoje.


ministrado por


  • Marco Moriconi

    É professor do Instituto de Física da UFF. Possui graduação e mestrado pela PUC-Rio e doutorado pela Universidade de Princeton. Realizou estágios de pós-doutorado no International Centre for Theoretical Physics, Universidade de Cornell (EUA) e UFRJ. Além das atividades de pesquisa e ensino, é colunista da revista Ciência Hoje, secretário regional da SBPC e membro do comitê acadêmico da Casa SESI Matemática.

INSCREVA-SE AQUI