O MUNDO SEGUNDO TRUMP: AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DOS ESTADOS UNIDOS EM TEMPOS DE FOGO E FÚRIA


Maurício Santoro

11 e 18 de julho - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro de 2017 prometendo reposicionar o país como uma grande nação. Desde a campanha eleitoral, ao longo de 2016, tem surpreendido o mundo pela maneira como se refere a outros líderes mundiais e outros países. Ora são elogios rasgados, como os feitos ao presidente russo – acusado pelos próprios órgãos de inteligência do governo americano de interferir na eleição presidencial de 2016 –, ora são ataques verbais à China, à Coreia do Norte, ao Irã ou ao México.

Mas, retóricas do presidente à parte, como estão as relações internacionais americanas sob sua gestão? O objetivo desse curso é discutir essa questão com ênfase na política externa para China, Rússia e Oriente Médio, compondo o contexto histórico e político das manchetes da imprensa e da mídia, com uma frequência surpreendente nestes tempos de fogo e fúria.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 JUL | RÚSSIA E CHINA

    As acusações de interferência da Rússia nas eleições presidenciais americanas. A história das relações entre Trump e Vladimir Putin. O discurso crítico à China e o “fazer os Estados Unidos grandes de novo”. O contencioso no comércio exterior. A surpreendente aproximação com a Coreia do Norte.


  • 18 JUL | ORIENTE MÉDIO

    O confronto entre Estados Unidos e Irã. A saída do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano. A mudança nas relações com Israel e a transferência da embaixada americana para Jerusalém. Trump diante da guerra na Síria.


ministrado por


  • Maurício Santoro

    Professor do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. Foi assessor de direitos humanos da Anistia Internacional. É autor do livro Ditaduras Contemporâneas.