O MURO

EXIBIÇÃO DE FILME + BATE-PAPO


Lula Buarque De Hollanda, Michel Gherman

06 de abril - Sexta-feira - das 19h às 21h30

Permeada por uma crise social e econômica crescente, a realidade política no Brasil tem se conflagrado em uma extrema polarização de ideias e narrativas. Nesse contexto, o cineasta Lula Buarque de Hollanda buscou paralelos na Alemanha e em Israel: a sombra do Muro de Berlim e o que ainda separa israelenses e palestinos na recusa de coexistir.

Esse processo deu origem ao longa-metragem O muro (2017), que foca as manifestações que antecederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e constrói, com uma estética experimental situada entre o documentário e a videoarte, um retrato urgente do país.

Nessa aula aberta, a CASA DO SABER RIO realiza a exibição do filme O muro seguida de um bate-papo com o diretor, Lula Buarque de Hollanda, e o historiador Michel Gherman.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=23D6QaB92tA

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Lula Buarque De Hollanda

    Cineasta e artista. Diretor dos documentários Pierre Fatumbi Verger: mensageiro entre dois mundos (1998), O mistério do samba (2009), O muro (2017); e do longa de ficção O vendedor de passados (2015). Dirigiu e produziu dezenas de videoclipes, especiais de TV e documentários musicais.

  • Michel Gherman

    Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University Of Jerusalem (Israel) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social na UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós- Graduação da UFRJ, e é co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) na mesma universidade. Autor de Uma História Luminosa:-Froein Farain: A Sociedade das Damas Israelitas e coautor de Identidades Ambivalentes Desafios aos estudos judaicos no Brasil.