O PODER DA LITERATURA INFANTIL E DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA


Rona Hanning

27 de junho - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Nesse encontro vamos abordar o efeito provocado pela articulação da Literatura Infantil e da Filosofia, iluminando o modo de estar e agir no mundo. Quando a Filosofia olha para a Literatura, pode provocar perguntas reflexivas menos abstratas por dialogar com as questões trazidas pela história lida. Esse diálogo pode e deve contribuir para a criança pensar em si mesma e no mundo que observa e do qual participa. Já quando a Literatura olha para a Filosofia, traz o lugar do sensível e do afeto para o pensamento, para as relações, para o outro. Ou seja, relacionadas, elas tornam–se força para ser e estar no mundo, olhando e agindo com mais propriedade e consciência.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Rona Hanning

    Diretora e fundadora do LER - Educação Literária, instituto de Literatura para Infância voltado para a convergência da palavra, imagem e mundo. Mestre em Educação pela PUC-Rio e especialista em formação de educadores e literatura para infância. Percorreu o Brasil pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Dirigiu o Instituto Oziris Pontes no sertão cearense com projetos sociais para crianças, jovens e adultos. É autora do livro Traço e Prosa, ganhador do prêmio de melhor livro teórico pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.