O QUE É A FELICIDADE?


André Martins

De 05 de novembro a 03 de dezembro - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Você nasceu para ser feliz. Ou não. De todo modo, é isso que todo mundo busca. Está nos filmes, nas novelas, nas séries, nas músicas... Quem vende a felicidade em geral vende muito bem seus produtos ou soluções. Bens materiais, life style, morar bem, usufruir de conforto; um bom casamento, um bom partido, uma mulher perfeita, um homem perfeito; uma saúde invejável; uma performance impecável; uma família linda; um trabalho próspero, ou trabalhar no que se gosta... “A tal da felicidade”, diz a canção. E você, será feliz em tal lugar, em tal situação, em tal emprego? O que vai fazer amanhã que te deixará assim? Terá razão o poeta ao dizer que “tristeza não tem fim, felicidade sim”?

Neste curso, a partir da análise do que a palavra “felicidade” expressa, buscaremos a crucial compreensão da diferença entre imaginação e vivência, assim como dos graus de mútua influência de uma sobre a outra. Ao final teremos alcançado, apoiados em reflexões de Spinoza, Nietzsche e Winnicott, uma clareza maior sobre o significado da felicidade e sua efetivação possível.

Valor R$ 400,00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 NOV | A FELICIDADE É ALGO A ALCANÇAR?

    A felicidade existe? Se existe, como alcançá-la? É um estado contínuo ou é feita de momentos? No amor, no trabalho, na saúde, na família? Uma evolução material, moral ou espiritual? É um domínio de si ou um conhecimento de si?


  • 12 NOV | A FELICIDADE COMO AFETO: COMO VOCÊ SE SENTE?

    O sentir vivido e o sentir mediado pela imaginação. O cerne da questão.


  • 26 NOV | OS VILÕES DA FELICIDADE

    A dor, a doença, o sofrimento, a angústia... É a felicidade uma questão de sorte, fortuna, auxílio externo? O que podemos mudar e o que não podemos mudar? O que fazer com o que acontece na vida? Aceitar significa se resignar? Afirmar? Negociar com o destino, com Deus, com as cartas ou com entidades?


  • 03 DEZ | COMO SE AFETAR COM AS COISAS E PESSOAS AO REDOR?


ministrado por


  • André Martins

    Filósofo e psicanalista. Professor associado da UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisas Spinoza e Nietzsche de Estudos de Filosofia da Imanência. Doutor em Filosofia pela Universidade de Nice, com pós-doutorado sênior pela Universidade de Provence. Professor visitante das universidades de Reims e Amiens. Pesquisador visitante da Universidade de Paris I – Sorbonne. Editor da Revista Trágica: Estudos de Filosofias da Imanência. Autor do livro Pulsão de morte?: por uma clínica psicanalítica da potência e de artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, França, Alemanha, Portugal, Bélgica, Hungria e Estados Unidos. Organizador dos livros Spinoza et la psychanalyse, As ilusões do eu: Spinoza e Nietzsche e O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche.