O que é o amor? Como e por que amamos?

Reflexões sobre as relações conjugais


RENATO NOGUERA

De 06 a 13 de julho - Quintas-feiras - das 15h às 17h - 2 encontros

O objetivo do curso é trazer reflexões e inflexões sobre o amor em sua dimensão conjugal, a partir de perspectivas filosóficas e psicológicas de épocas distintas e de matrizes culturais diferentes. A união amorosa vai ser problematizada criticamente, utilizando-se o viés cultural e a leitura científica como motes para uma análise filosófica. O curso pretende trazer subsídios para respondermos: o que é o amor? Como saber se um sentimento é realmente amor? E quais as condições necessárias para tornar um relacionamento amoroso duradouro?

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 JUL | 1. DO AMOR PLATÔNICO À PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    O amor erótico à luz da filosofia de Platão. A questão da alma gêmea. Escolha de parceiras(os), amor e casamento à luz da psicologia evolucionista de Robert Wright. O percurso se inicia com a tese platônica sobre o amor, passa pelo amor romântico e vai até os estudos oriundos do evolucionismo. Afinal, o amor é questão de alma (um evento metafísico) ou de química (hormônios noradrenalina, ocitocina e vasopressina)?


  • 13 JUL | 2. O AMOR COMO PERCURSO DE AUTOCONHECIMENTO
    A filósofa burquinense Sobonfu Somé nos ajuda a desvendar os “mistérios” do amor ao explicar que um relacionamento conjugal nunca deve ser pautado pela paixão. Somé, que trabalha com o repertório da cultura dagara, explica que dizer “sim” uma só vez é sempre insuficiente.


ministrado por


  • RENATO NOGUERA

    Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. Coordena o projeto de pesquisa e extensão para melhoria das escolas públicas Filosofando com Sotaques Africanos e Indígenas, com apoio da Faperj. Autor de Ensino de filosofia e a Lei 10.639 e um dos organizadores do livro O samba e a filosofia.