O SABOR DAS RUAS CARIOCAS

ENCONTROS SOBRE A GASTRONOMIA DE RUA, COM DEGUSTAÇÃO


Bárbara Dos Santos, Inês Garçoni, Nega Teresa, Sérgio Bloch

De 27 de janeiro a 03 de fevereiro - Quartas-feiras - das 20h às 22h - 2 encontros

Foto Marcos Pinto

A comida de rua é um bem cultural, um patrimônio valorizado em diversas partes do mundo. Os crepes das calçadas de Paris, os acarajés de Salvador, os hot-dogs de Nova York ou o falafel de Jerusalém já são considerados mais do que uma tradição. No Rio de Janeiro não é diferente. Aqui, uma legião de chefs produz bolinhos de bacalhau, pastéis, milhos, tapiocas, pães de queijo e tantas outras delícias da culinária brasileira. Esses quitutes, e tantos outros pelo mundo, têm o sabor da cultura local e nos identificam como parte de um todo social. Para falar sobre o assunto, Sérgio Bloch, idealizador do projeto Gastronomia de rua, e Inês Garçoni, jornalista especialista em gastronomia, convidam a Nega Teresa e a Nega do Caldo, duas chefs ambulantes com mais de dez anos de tradição nas ruas de Santa Teresa e do Rio Comprido, para bater um papo saboroso sobre comida de rua. Os encontros terão uma pitadinha de história da alimentação e, de quebra, uma degustação de dar água na boca ao fim de cada encontro.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 27 JAN | ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE
    Introdução à história e cultura da alimentação, com degustação dos acarajés da Nega Teresa.
    INÊS GARÇONI E NEGA TERESA


  • 03 FEV | GASTRONOMIA DE RUA
    Comida como projeto cultural e história pessoal. Apresentação do Gastronomia de Rua, com degustação de dois tipos de sopa da Nega do Caldo, incluindo a famosa Leão Velloso.
    SÉRGIO BLOCH E BÁRBARA DOS SANTOS


ministrado por


  • Bárbara Dos Santos

    Mais conhecida como Nega do Caldo, é chef ambulante especializada em sopas e caldos. Trabalha há mais de doze anos no Rio Comprido servindo sopas, dentre elas, a famosa Leão Velloso.

  • Inês Garçoni

    Jornalista, sócia editora da Editora Rio de Letras, especializada em títulos gastronômicos. Colaboradora das revistas Marie Claire, Elle e GOL. Autora dos livros sobre cultura gastronômica carioca 100 anos de Botequim – A história de Seu Gomes, o inventor do Bar Urca, Guia Gastronômico das Favelas do Rio, Sorelle, e Guia Carioca da Gastronomia de Rua 1 e 2 – junto com Sérgio Bloch -, este último indicado ao Gourmand Cookbook Award na categoria Best Latin América Cuisine Book in the Word e vencedor do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2011, na categoria Gastronomia. Em 2015, organizou e lançou a coletânea de crônicas gastronômicas Larica Carioca, pela Rio de Letras.

  • Nega Teresa

    Chef ambulante, especializada em gastronomia baiana. Há mais de quinze anos vende cuscuz, acarajés, bolos de aipim, cocadas e flores da estação no tabuleiro em Santa Teresa.

  • Sérgio Bloch

    Produtor e diretor cinematográfico. Realizou inúmeros filmes, documentários e séries, entre eles Burro-Sem-Rabo, Tainá, Uma Aventura na Amazônia, Olho da Rua, Mini Cine Tupy, Amazônia, histórias da nossa História, Sobre Rodas Brasil, Viver para Contar e Sobre Rodas América Latina. Em 2010, criou o projeto Gastronomia de Rua, com a produção dos livros Guia Carioca da Gastronomia de Rua 1 e 2, do aplicativo para smarthphone iChef e do I Festival Carioca da Gastronomia de Rua. Atualmente, finaliza a série de TV Na Boca do Povo, que será exibida na TV Brasil.