OS CONTOS DE FADAS DE CHARLES PERRAULT


Eliana Bueno-Ribeiro

De 05 a 19 de julho - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Entre as numerosas possibilidades de leitura oferecidas pelos contos de fadas, desde as etnológicas até as psicanalíticas, o curso se propõe a analisar a faceta mais conhecida da produção de Charles Perrault a partir de seu momento histórico. Considerado o pai dos contos de fadas da literatura erudita europeia, o escritor e poeta francês viveu no fim do século XVII, o século de Luís, O Grande.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 JUL | CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS DE FADAS

    O que é um conto de fadas quanto à forma? Como se constroem e o que dizem? Os fundadores do gênero: Perrault, os irmãos Grimm, Andersen. Momento histórico, características gerais. Contos paradigmáticos. Semelhanças e diferenças entre os três modelos.


  • 12 JUL | A TRAJETÓRIA E O CONTEXTO HISTÓRICO DE PERRAULT

    Perrault e o Grand Siècle. Os Perrault, uma família que visava ao poder. A trajetória de Perrault. Contemporâneos: Boileau, Racine, Molière. As “preciosas” e os salões literários. As mulheres e a literatura. A Querela dos Antigos e Modernos e a Academia Francesa. Os Contos e o problema de sua autoria. Ilustrações dos Contos, dedicatória e contradedicatória. Análise de A Bela Adormecida no bosque.


  • 19 JUL | PERSONAGENS E VALORES NOS CONTOS

    Origens dos contos de Perrault: entre o popular e o cortês. Os personagens: as figuras parentais, o filho e a irmandade, a filha, a fada. Valores: entre a moral e a civilidade. A forma: entre o maravilhoso e o racional. A dupla narração. A quem se destinam os contos? Análise de Riquê do Topete.


ministrado por


  • Eliana Bueno-Ribeiro

    Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pósdoutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Paris 3 – La Sorbonne Nouvelle (França). Professora aposentada da UFRJ (Letras), foi professora convidada nas universidades de Roma La Sapienza, Rennes 2 e Toulouse Le Mirail. Publicou recentemente Contos de Perrault, no qual assina a tradução, o prefácio e as notas. É pesquisadora associada do Centro de Estudos Afrânio Coutinho (Faculdade de Letras/UFRJ) e editora da revista eletrônica Passages de Paris, da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEBFR).