PICASSO, UM ARTISTA FUNDAMENTAL

COM VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA, NO CCBB


Franz Manata

De 15 a 28 de julho - Quartas-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Personagem dos mais destacados do século XX, Pablo Picasso teve uma das mais múltiplas e extensas trajetórias artísticas de sua geração. Foi capaz de reinventar-se inúmeras vezes dentro de sua própria obra, transitando, nas artes plásticas, pelo figurativo, pelo cubismo, pelo expressionismo, que serão analisados nas duas primeiras aulas deste curso.

A terceira aula, realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, será uma visita guiada exclusiva, às 18h, à exposição Picasso e a modernidade espanhola. Apresentando 90 obras do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, a exposição, com curadoria de Eugenio Carmona, acompanha a produção de Picasso até chegar à realização de Guernica, bem como aborda a relação do pintor com outros mestres da arte espanhola como Miró, Dalí, Gris, entre outros.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 15 JUL | CONTEXTO HISTÓRICO
    As questões estéticas colocadas pela arte de seu tempo. A formalização do cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).


  • 22 JUL | UM PERCURSO POR SUA VIDA E OBRA
    O período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912), o cubismo sintético (1912-1919) e sua produção posterior.


  • 28 JUL | VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA, EM CARTAZ NO CCBB, ÁS 18H.


ministrado por


  • Franz Manata

    Artista, curador e professor com mestrado em Linguagens Visuais e formação em Economia, Sociologia e Administração Financeira. Trabalhou por oito anos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (como coordenador de produção, curador assistente e cocurador). Trabalha como consultor de arte para instituições públicas, coleções particulares e corporativas, tais como: Grupo Santander Brasil, Furnas Sócio-Cultural, MinC, Funarte. É professor na EAV/Parque Lage, no Ateliê da Imagem e na CASA DO SABER RIO. Como artista, participa há 20 anos de projetos solo e coletivos no Brasil e no exterior, junto com Saulo Laudares, articulando diversas mídias e áreas do conhecimento.