POLÍTICA ONTEM E HOJE | PENSAMENTO POLÍTICO ATENIENSE


Darlan Montenegro

25 de julho - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

A política é um fenômeno apaixonante. Atacada, odiada, repudiada, amada, idolatrada e invejada, todos nós temos alguma opinião contundente sobre ela, seus personagens e suas ações. O que ou quem é justo? O que torna uma ação legal ou ilegal? Até onde pode ir o Estado e onde ele não deveria faltar? Nesse ciclo, coordenado em parceria com os professores do Iesp-Uerj José Szwako e Pedro Villas Bôas Castelo Branco, serão abordados a vida, a obra, as questões e os dilemas fundamentais de alguns dos maiores pensadores da política.

Do pensamento político da Grécia antiga até os dias de hoje, reconhecendo a diversidade enriquecedora das formas pelas quais a política pode ser pensada em suas múltiplas dimensões – histórica, ideológica, institucional etc. –, esses encontros partem unicamente do pressuposto de que a política é, agora como sempre, essencialmente contestada e intrinsecamente fugidia. No momento mesmo em que o pensamento julga tê-la apreendido, a lógica política se desfaz e se renova, como que rindo de nosso pensar.

Neste encontro o professor Darlan Montenegro apresentará o pensamento político ateniense.

->Para a compra de pacotes entre em contato pelo telefone (21) 2227 2237.
5 AULAS: R$550
10 AULAS: R$ 1.000

PARCERIA

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Darlan Montenegro

    Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Entre suas principais áreas de interesse estão teoria política e liberalismo.