PROJETOS DE VIDA E A INVENÇÃO DE UMA BELA VELHICE


Mirian Goldenberg

12 de março - Segunda-feira - das 15h às 17h

CONCLUÍDO

A filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) foi a maior inspiração da antropóloga Mirian Goldenberg para ela começar a escrever sobre a invenção de uma bela velhice, tema deste encontro no SOFÁ DA CASA.

 

Mirian debaterá questões surgidas ao longo de 25 anos de pesquisas realizadas com 5 mil mulheres e homens, apresentando dados comparativos levantados em outros países e culturas. O objetivo é discutir a invenção de uma bela velhice e compreender as diferenças entre visões, comportamentos e valores de mulheres e homens de gerações variadas, destacando a importância dos projetos de vida em todas as fases da vida. Uma discussão que, necessariamente, abordará temas como felicidade, liberdade, diversidade, uso do tempo, família, amizades e trabalho, entre outros. 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Mirian Goldenberg

    Antropóloga, pesquisadora e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Colunista do jornal Folha de São Paulo. Autora, entre outros, dos livros: Tudo o que você não queria saber sobre sexo; Por que homens e mulheres traem?; Infiel: notas de uma antropóloga; A Outra; Homem não chora. Mulher não ri; Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?; O corpo como capital; A bela velhice; Corpo, envelhecimento e felicidade; Velho é lindo!;Toda mulher é meio Leila Diniz.