Quatro visões sobre a Lava Jato


ANDRÉIA SADI, BERNARDO MELLO FRANCO, ELENA LANDAU, GERALDO PRADO

De 03 a 24 de julho - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Maior investigação sobre corrupção já realizada no Brasil, a Operação Lava-Jato vem expondo a magnitude da promiscuidade entre o poder público e o poder econômico no país. Iniciadas em 2009, com foco em uma rede de doleiros que movimentava bilhões de reais, as investigações atingiram o mais alto escalão da Petrobras cinco anos depois. A partir daí, turbinada por delações premiadas, a operação revelou a existência de um intrincado esquema de pagamento de propinas envolvendo estatais, as maiores empreiteiras do país e os principais partidos brasileiros.

Os resultados mais vistosos dessa devassa são a prisão de personalidades do mundo político e empresarial, mas seus impactos vão muito além. Nesse ciclo de quatro encontros, a CASA DO SABER RIO recebe renomados especialistas para fazer uma retrospectiva das diferentes fases da operação e discutir seu legado nos campos jurídico, econômico e político.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 500,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 JUL | 1. A OPERAÇÃO LAVA JATO: UMA RETROSPECTIVA
    ANDRÉIA SADI


  • 10 JUL | 2. OS IMPACTOS NA DOUTRINA JURÍDICA E NA LEGISLAÇÃO
    GERALDO PRADO


  • 17 JUL | 3. O BAQUE NA ECONOMIA E OS EFEITOS DE LONGO PRAZO
    ELENA LANDAU


  • 24 JUL | 4. COMO FICA A POLÍTICA APÓS A DEVASSA? PERSPECTIVAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2018 E ALÉM
    BERNARDO MELLO FRANCO


ministrado por


  • ANDRÉIA SADI

    Jornalista formada pela PUC-SP. Cobre política para a Globo- News e é colunista do portal G1, da TV Globo. Foi repórter de política do jornal Folha de S.Paulo, onde atuou também na coluna “Painel”. Trabalhou nos portais Estadão, iG e G1, sempre na cobertura de política.

  • BERNARDO MELLO FRANCO

    Colunista político do jornal Folha de S.Paulo, para o qual já trabalhou como correspondente em Londres e editor interino da coluna “Painel”. Jornalista formado pela UFRJ, passou pelo Jornal do Brasil e por O Globo.

  • ELENA LANDAU

    Advogada e economista. Mestre em Economia e bacharel em Direito pela PUC-Rio. Fez curso de doutorado no MIT (EUA) e foi professora do Departamento de Economia da PUC-Rio. Trabalhou na análise de conjuntura econômica e de política macroeconômica no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 1983 e 1993 e foi diretora do BNDES entre 1994 e 1996. Atuou também como assessora econômica da presidência do PSDB e como conselheira da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, da Companhia Vale do Rio Doce e da Cemig. Em 2007, tornou-se sócia do escritório de advocacia Sergio Bermudes. É coordenadora e professora na Fundação Getulio Vargas (FGV).

  • GERALDO PRADO

    Professor associado da Faculdade Nacional de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFRJ. Bacharel em Direito pela Uerj, mestre e doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (1998 e 2003). Realizou estudos de pós-doutoramento em História das Ideias e Cultura Jurídicas na Universidade de Coimbra (2010). Desde 2013 é investigador do Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais da Universidade de Lisboa. Em 2016 passou a integrar o Ratio Legis – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas, da Universidade Autónoma de Lisboa. Magistrado de carreira, aposentou-se no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no cargo de desembargador (2012). É consultor jurídico.

INSCREVA-SE AQUI