QUE PAÍS É ESTE?

O BRASIL PASSADO A LIMPO


Affonso Romano De Sant’Anna, Fernando Gabeira, Miriam Leitão, Roberto Damatta

De 09 a 30 de maio - Segundas-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Flickr - Douglas Fernandes

Há 500 anos propalamos:
este é o país do futuro,
antes tarde do que nunca,
mais vale quem Deus ajuda
e a Europa ainda se curva.

​(trecho de Que país é este?, de Affonso Romano de Sant’Anna)

Nos anos 1980, o Jornal do Brasil trouxe estampada em suas páginas a poesia Que país é este?, de Affonso Romano de Sant’Anna, texto então popular entre os exilados políticos da ditadura militar. A indagação que dá título ao poema e já havia sido posta por Machado de Assis e José de Alencar perdura no imaginário brasileiro, sendo, até hoje, entoada em shows de rock. “A pergunta é histórica. A resposta, coletiva”, define Sant’Anna.

Para uma reflexão sobre a inquietude e a atualidade presente em seus versos, o poeta Affonso Romano de Sant’Anna recebe, em uma série de diálogos, os jornalistas Miriam Leitão e Fernando Gabeira e o antropólogo Roberto DaMatta.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 09 MAI | MIRIAM LEITÃO
    ​MODERAÇÃO: AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA


  • 16 MAI | ROBERTO DAMATTA
    ​MODERAÇÃO: AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA


  • 30 MAI | FERNANDO GABEIRA
    ​MODERAÇÃO: AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA


ministrado por


  • Affonso Romano De Sant’Anna

    Poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Tem mais de 40 livros publicados, ensinou em universidades estrangeiras e nacionais e, à frente da Biblioteca Nacional (1990-1996), criou o Proler, o Sistema Nacional de Bibliotecas e programas de exportação da cultura brasileira.

  • Fernando Gabeira

    É escritor e jornalista. Foi deputado federal entre 1998 e 2010, ano em que se candidatou ao governo do Rio de Janeiro. No final dos anos 1960, ingressou na luta armada contra a ditadura militar e participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Foi preso e exilado. É autor dos livros O que é isso Companheiro, O crepúsculo do Macho, Nós que Amávamos tanto a Revolução, entre outros.

  • Miriam Leitão

    É jornalista econômica. Passou pelas redações da Gazeta Mercantil, Veja e Jornal do Brasil. Nas Organizações Globo desde 1991, escreve coluna diária no jornal O Globo, é comentarista na rádio CBN e apresenta o programa GloboNews Miriam Leitão. Entre outros prêmios, recebeu, em 2005, o Maria Moors Cabot, oferecido pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos EUA. É autora de sete livros, entre eles Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda, que ganhou o Prêmio Jabuti (2012) e História do Futuro: o horizonte do Brasil no século XXI.

  • Roberto Damatta

    Antropólogo e professor titular na PUC-Rio. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, Estados Unidos. Professor Emérito de Antropologia na Universidade Notre Dame, Estados Unidos. É autor de diversos livros, entre os quais, Carnavais, malandros e heróis; Universo do carnaval: imagens e reflexões; Relativizando: uma introdução à antropologia social; O que faz o brasil, Brasil?; A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil; Torre de Babel: ensaios, crônicas, críticas, interpretações e fantasias. É articulista semanal dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.