Schubert, Chopin e Schumann: os primeiros românticos


ARTHUR DAPIEVE

De 01 a 15 de agosto - Terças-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

O Beethoven tardio pode ter dado a partida ao Romantismo musical, mas ele mesmo não era um compositor romântico. Foi o mais clássico dos clássicos. Seguindo suas pegadas de gigante, porém, ao menos três gerações de colegas deram forma – em alguns casos, dissolveram a forma – ao repertório mais popular de toda a história da música clássica.

A proposta do curso é tratar da arte eterna e da vida breve dos três mais importantes compositores da primeira geração de românticos: Schubert, Chopin e Schumann. Serão comentadas não apenas suas apaixonantes obras como também suas trajetórias pessoais, que, juntas, se tornariam icônicas do que entendemos por “artista romântico”: um sujeito livre de compromissos, exceto com a expressão dos próprios sentimentos, em especial a tristeza da existência.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 01 AGO | 1. FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
    O fã de Beethoven. As sonatas para piano, os quartetos, os lieder, a “Inacabada”. A morte por febre tifoide, aos 31 anos.


  • 08 AGO | 2. FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
    O ás do piano. Os noturnos, as valsas, as mazurcas, as polonesas, os concertos. A morte por tuberculose, aos 39 anos.


  • 15 AGO | 3. ROBERT SCHUMANN (1810-1856)
    O crítico generoso. Os ciclos para piano, as quatro sinfonias, os ciclos de canções. A morte por sífilis, aos 46 anos.


ministrado por


  • ARTHUR DAPIEVE

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Colunista do jornal O Globo desde 1993. Autor de 12 livros, entre ficção e não ficção, como a coletânea de contos Maracanazo e outras histórias e o perfil Renato Russo: o Trovador Solitário. Apresenta um programa de música clássica na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. Integra o conselho de programação da Sala Cecília Meireles.

INSCREVA-SE AQUI