SER E CONHECER NA CONTEMPORANEIDADE

OS DESAFIOS SUBJETIVOS E COGNITIVOS NO MUNDO DA INFORMAÇÃO


Beatriz Sancovschi

De 05 a 12 de julho - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Que mundo é este em que estamos vivendo e produzindo? Embora a pergunta possa soar ingênua, constitui o cerne das reflexões de inúmeros pesquisadores contemporâneos, como Richard Sennett, Antonio Negri, Michael Hardt, Maurizio Lazzarato e Zygmunt Bauman. Em outros momentos da História, distintos autores se debruçaram sobre essa questão, caso de Hannah Arendt e Walter Benjamin. Trata-se, portanto, de uma pergunta insistente que exige esforço de elaboração.

Em nosso tempo assistimos a muitas transformações. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão presentes em praticamente todos os setores da vida. No mundo do trabalho surgem novas dinâmicas, novas formas de produzir e novos valores. Na educação, muitas são as interrogações sobre o quê e como ensinar às futuras gerações. As redes sociais ganham cada vez mais adeptos e constituem um canal privilegiado de trocas interpessoais. É urgente parar para pensar em nossa contemporaneidade. Que formas de ser e de conhecer estão sendo engendradas? Estamos satisfeitos? Temos alternativas?

Nesses dois encontros, a psicóloga Beatriz Sancovschi buscará, a partir da composição de um panorama do momento presente, refletir sobre alguns dos desafios subjetivos e cognitivos do nosso mundo. A proposta é que, juntos, possamos tanto olhar para as formas hegemônicas de ser e de conhecer quanto procurar imaginar estratégias de criação e de re(e)xistência.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 200,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 JUL | TECENDO UM PANORAMA DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE A RARIDADE DA EXPERIÊNCIA

    Uma reflexão sobre o mundo contemporâneo e sobre a raridade da vivência da experiência e, consequentemente, da produção de sentido. Teóricos como Richard Sennett, Maurizio Lazzarato, Félix Guattari, Jorge Larrosa e John Dewey nos auxiliarão nessa etapa do curso.


  • 12 JUL | DESDOBRAMENTOS COGNITIVOS E SUBJETIVOS: O CASO DA ATENÇÃO

    O caso da atenção será examinado, tendo o trabalho de Yves Citton como referência essencial. Serão abordadas as formas hegemônicas de ser e conhecer e as possibilidades de criação e de re(existência).


ministrado por


  • Beatriz Sancovschi

    Psicóloga formada pela UFRJ com mestrado e doutorado em Psicologia pela Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UFRJ, tendo atuado em outras Instituições de Ensino Superior. Pesquisa temas nas áreas de cognição, produção de subjetividade e educação. É pesquisadora do Núcleo Cognição e Coletivos (NUCC) e colaboradora do Instituto de Gestalt-Terapia (IGT).

INSCREVA-SE AQUI