SONHOS EM JUNG


Paula Pantoja Boechat

De 16 a 18 de fevereiro - Terças-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Os sonhos já foram considerados profecias. Também já foram tratados como uma banalidade, uma produção absurda e sem sentido da mente, ou, de maneira mais ousada, foram interpretados como uma forma inconsciente de satisfazer nossos mais ocultos desejos. Alguns descartam sua importância somente por não se lembrarem deles. Outros capturam mensagens, percebem neles símbolos e até mesmo finalidades. Seguindo uma ou outra direção, o sonho segue inevitável como parte de nossa experiência diária, e suas lacunas continuam servindo de motor para a produção de teorias, pesquisas e fantasias. Mas o que, afinal, são os sonhos? Nesse curso, procuraremos responder a essa questão a partir da perspectiva de Carl Gustav Jung.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 16 FEV | PRIMEIRA AULA
    O papel dos sonhos na obra de Jung. A importância da teoria dos Arquétipos e do arquétipo central para a interpretação dos sonhos. A "verdade" dos sonhos: compensação/complementariedade.


  • 17 FEV | SEGUNDA AULA
    O processo de individuação e o necessário "diálogo" com o arquétipo central ou self. Os sonhos premonitórios e a sincronicidade.


  • 18 FEV | TERCEIRA AULA
    A importância da transferência arquetípica e da contratransferência nos sonhos. O renascimento versus regressão para Jung.


ministrado por


  • Paula Pantoja Boechat

    Médica, analista junguiana membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP, Zurique).  Membro fundador e ex-presidente da Associação Junguiana do Brasil (AJB), é especialista em Terapia Familiar Sistêmica e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Autora do livro Terapia familiar: mitos, símbolos e arquétipos.