TCHAIKOVSKY, STRAVINSKY E SHOSTAKOVICH

TRÊS MESTRES RUSSOS


Arthur Dapieve

De 06 a 20 de abril - Quartas-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

CONCLUÍDO

Depois de três mestres da tradição germânica (Bach, Mozart e Beethoven) e três mestres italianos (Monteverdi, Vivaldi e Verdi), é a vez de apreciar três dos grandes expoentes de outra rica escola da música clássica europeia. Tchaikovsky foi um dos maiores compositores do Romantismo – alguns diriam o maior de todos, enquanto outros, até hoje, o consideram um exagerado. O modernista Stravinsky também nunca viveu a salvo de polêmicas, mas atualmente é reconhecido como um desbravador de novos caminhos. Por fim, Shostakovich reuniu elementos pós-românticos e contemporâneos em uma forma de expressão vigorosamente pessoal. O curso busca discutir, tanto com curiosos quanto com iniciados, a obra desses três criadores russos. Para tal, serão lembrados episódios de suas biografias em paralelo a exemplos retirados de suas obras mais importantes.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 ABR | PIOTR TCHAIKOVSKY (1840-1893) com ARTHUR DAPIEVE
    O compositor da sinfonia Patética e da ópera Eugene Onegin, encarnação do artista romântico. A controversa vida pessoal.


  • 13 ABR | IGOR STRAVINSKY (1882-1971) com ARTHUR DAPIEVE
    A revolução dos “balés russos”, em especial A sagração da primavera. A fase neoclássica. O flerte com o serialismo.


  • 20 ABR | DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975) com ARTHUR DAPIEVE
    O menino prodígio. A ópera Lady Macbeth, de Mtsensk, e os problemas com Stalin. A redenção com a sinfonia Leningrado.


ministrado por


  • Arthur Dapieve

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Colunista do jornal O Globo desde 1993. Autor de 12 livros, entre ficção e não ficção, como a coletânea de contos Maracanazo e outras histórias e o perfil Renato Russo: o Trovador Solitário. Apresenta um programa de música clássica na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles.