THOMAS TROISGROS - REFLEXÕES E PRÁTICA


Thomas Troisgros

De 31 de agosto a 01 de setembro - Segundas-feiras - das 20h às 22h - 2 encontros

Thomas Troisgros é o representante da quarta geração de uma família de chefs que vem revolucionando a história da gastronomia. O bisavô Jean-Baptiste quebrou tabus nos anos 30 em seu La Maison Troisgros, em Roanne, na França, ao propor harmonizações inusitadas, como peixe com vinho tinto. O avô Pierre e o tio-avô Jean foram dois dos criadores da nouvelle cuisine, que enfatizou pratos leves, delicados e bem apresentados. Também foram eles os responsáveis por conquistar as três estrelas no Guia Michelin, o máximo possível, para o restaurante da família. A colocação é mantida até hoje, agora por seu tio Michel. O pai, Claude, aportou no Brasil no fim dos anos 70 e, desde então, vem mesclando melhor do que ninguém os ingredientes tropicais com a imbatível técnica de seu país de origem.

O restaurante carioca Olympe, que ostenta uma estrela Michelin, foi um dos primeiros a valorizar produtos brasileiros até então pouco explorados pela alta gastronomia – caso da batata baroa, do açaí, do maracujá. Desde 2013, o comando da cozinha vem sendo passado das mãos do pai para as do filho. Thomas, que também comanda os outros restaurantes da família no Rio de Janeiro, carrega o peso de uma longa tradição e busca, em suas novas criações, imprimir sua identidade.

Os alunos da CASA DO SABER RIO O GLOBO terão o prazer de ver de perto o talento de Thomas Troisgros. Serão dois encontros especiais: no primeiro, aqui na CASA, ele falará sobre sua formação, sua trajetória (e de sua família), detalhando sua compreensão da gastronomia, e sobre como vem dando continuidade ao trabalho iniciado por seu pai no Brasil de valorizar produtos da terra. No segundo, a turma será convidada especial de um almoço no restaurante Olympe, para, na prática, conferir a combinação entre tradição e novidade trazida pelas mãos desse talentoso chef.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 31 AGO | REFLEXÕES, NA CASA DO SABER RIO O GLOBO, ÀS 20H


  • 01 SET | PRÁTICA, COM ALMOÇO NO RESTAURANTE OLYMPE, ÀS 12H*
    *Menu que consiste em uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, com bebida alcóolica, água, café e serviços incluídos.


ministrado por


  • Thomas Troisgros

    Formado pelo Culinary Institute of America, nos EUA, trabalhou no restaurante do chef e mentor Daniel Boulud, em Nova York. Voltou ao Brasil em 2006, quando passou a trabalhar com o pai no Olympe e em outras casas dos Troisgros no Rio de Janeiro. Em 2007, passou uma temporada no Mugaritz, do chef Juan Mari Arzak, dedicando alguns meses à exploração da cozinha espanhola contemporânea. Em 2013, abriu a Reserva TT Burger e, em 2014, uma filial da casa especializada em hambúrgueres, ambas no Rio.