UMA BREVE HISTÓRIA DO DESENHO

TRAJETÓRIA ATÉ A ARTE CONTEMPORÂNEA


Frederico Carvalho

De 18 de junho a 02 de julho - Quintas-feiras - das 17h às 19h - 3 encontros

O desenho é um processo capaz de tornar o pensamento palpável em imagem e experiência. Na trajetória dos primórdios até a arte contemporânea, foram muitos os materiais, as técnicas, os estilos e as tendências que formaram e influenciaram o ato de desenhar. Em três aulas, vamos percorrer a história através do desenho, a partir das técnicas primitivas, passando pelos principais gênios dos séculos XIX e XX, até chegar aos dias de hoje. Do carvão à tinta; da valoração da perspectiva à desconstrução do espaço tridimensional; de Da Vinci e Rafael a Pablo Picasso, Marcel Duchamp e William Anastasi.  

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 18 JUN | INTRODUÇÃO AO CONCEITO DO DESENHO: O ATO GRÁFICO FUNDAMENTAL
    As técnicas primitivas do Pré-Renascimento e a construção espacial. Giotto, Pisanello e Filippino Lippi. O Alto Renascimento e o espaço pleno, a perspectiva artificialis e o chiaroscuro. Pontas de metal, crayons, pena e tinta. Albrecht Dürer, Leonardo da Vinci e Rafael. O Barroco e a autonomia do desenho como meio de expressão. Carvão, pastel, tinta da China e bistre. Rembrandt, Peter Paul Rubens, Annibale Carracci e Federico Barocci


  • 25 JUN | OS SÉCULOS XIX E XX 
    O desenho como desconstrução do espaço tridimensional. Van Gogh, Seurat, Cézanne, Matisse, Picasso e Kandinsky. O desenho como pulsão. Egon Schiele, Oskar Kokoschka e Lucian Freud. O desenho ampliado dos anos 50 e 60. A profusão de meios e processos do desenho. Marcel Duchamp, Willem de Kooning, Sol LeWitt, Lygia Clark e Frank Stella.


  • 02 JUL | O MOMENTO ATUAL: A ARTE CONTEMPORÂNEA
    Uma breve explanação de como os artistas usam as técnicas do desenho, tradicionais ou ampliada. William Anastasi, Chuck Close, Marlene Dumas, Los Carpinteros, William Kentridge, entre outros.


ministrado por


  • Frederico Carvalho

    É artista e professor da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Doutor em Linguagens Visuais pela UFRJ, trabalha com pintura, fotografia e vídeo. Desenvolve pesquisas em desenho tradicional e desenho contemporâneo.