UMA HISTÓRIA GLOBAL DO BRASIL


João Daniel De Almeida

De 06 de novembro a 04 de dezembro - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Porto_de_Santos_marc-ferrez

Há diversos caminhos possíveis dentro da historiografia para se compreender o Brasil. Afastando-se das abordagens endógenas e autorreferentes dominantes, esse curso propõe a leitura do Brasil sob uma perspectiva global. As quatro aulas percorrerão a trajetória do país, da Colônia à República, inserida na história da África e da escravidão, das Américas republicanas e federalistas, da Europa monárquica e de vanguarda, referência dos modelos culturais de nossas elites.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 NOV | FORMAÇÃO TERRITORIAL E COLÔNIA
    O que é História Global? A formação do Brasil no Atlântico. A África na formação do Brasil. As disputas coloniais ibéricas. A formação do território brasileiro em face dos conflitos de hegemonia na Europa do século XVIII e início do XIX.


  • 13 NOV | BRASIL INDEPENDENTE
    A independência do Brasil no contexto latino-americano. Os exemplos e contraexemplos norte-americanos e haitianos. A formação de um Estado nacional monárquico nos moldes europeus da Restauração e suas diferenças e semelhanças com nossos vizinhos. O nacionalismo em perspectiva global e seus exemplos na Europa, no Brasil, nos EUA e na Argentina.


  • 27 NOV | BRASIL REPUBLICANO
    A República e sua montagem “fora de época”. Nacionalismo e política externa. O exemplo do barão do Rio Branco e a valorização internacional do Brasil. Modernização e desenvolvimento em perspectiva global. O “Modernismo” e o Modernismo brasileiro. A busca pela singularidade nacional. “Os intérpretes do Brasil” e as origens de uma perspectiva histórica de dentro para fora.


  • 04 DEZ | DE VARGAS A DILMA
    Os desafios da modernização e da industrialização em perspectiva global. Inserção internacional do Brasil como país periférico vis-à-vis à África e às Américas. O regime civil-militar e a redemocratização em perspectiva global. Ícones culturais de “brasilidade” e seu impacto global – samba, futebol, bossa nova, Cinema Novo, literatura e telenovelas.


ministrado por


  • João Daniel De Almeida

    Historiador pela UFF e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Foi um dos fundadores do Curso Clio, pelo qual lecionou para cerca de 500 alunos, hoje diplomatas no Ministério das Relações Exteriores. Foi professor da PUC-Rio e da FGV. É autor de Manual do candidato de História do Brasil.