UMA VIAGEM À ARTE DA CHINA


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 20 de julho a 10 de agosto - Segundas-feiras - das 20h às 22h - 4 encontros

Utamaro_Lovers

Este curso oferece um panorama sobre a arte na China e seus conceitos particulares. Por meio de uma viagem virtual por diferentes regiões do Império do Meio, em quatro aulas fartamente ilustradas, será mostrado o caminho dessa arte milenar, que passa pelo papel, caligrafia, pintura, escultura, porcelana, entre outros gêneros, e que, hoje, ocupa local de destaque no cenário da arte contemporânea.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 JUL | O UNIVERSO DA ARTE CHINESA
    Uma introdução ao cenário histórico da China e conceituaremos a diversidade dos gêneros desenvolvidos por seus artistas, através de diversas dinastias e o novo ambiente após a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung. Uma apresentação à cidade de Beijing, à Cidade Proibida e à Grande Muralha.


  • 27 JUL | MAIS EXEMPLOS ARTÍSTICOS DE BEIJING E OS GUERREIROS DE XIAN
    Em Beijing, as riquezas do Palácio de Verão e seu belíssimo jardim; o importante Templo do Céu, onde o imperador fazia orações e o agradável parque ao seu redor. Viagem virtual para Xian e o encontro com o famoso exército de terracota do imperador Qin, do século III a. C.


  • 03 AGO | A REGIÃO DE YUAN E AS SUAS CIDADES
    Um dos mais belos cenários geográficos da China, a região de Yunan apresenta exemplos artísticos que vão desde o norte tibetano, onde se encontra o monastério Songzanlin, conhecido como Pequeno Potala (morada do quinto Dalai Lama), até o Templo Yuantong e seu belo parque, em Kunming, mais ao sul. Serão mostradas as principais belezas artísticas de cidades como Lijiang, Dali, Weishan, entre outras.


  • 10 AGO | SHANGHAI
    Última escala: cidade que se transforma a cada dia, oferecendo exemplos extraordinários de arquitetura, parques e jardins, como o Mandarin Yu Garden e um Museu de Arte impressionante.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Uni-Rio, mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.