WILLIAM JAMES E HENRY JAMES: FILOSOFIA, LITERATURA E VIDA

BATE-PAPO + LANÇAMENTO DO LIVRO


Guilherme Gutman, Pedro Duarte

27 de julho - Quarta-feira - das 20h às 22h

De que temos medo quando estamos diante de uma história de terror? Os monstros e fantasmas que aparecem nos assustam, sim, mas por quê? O ponto de partida aqui é um dos mais penetrantes romances de terror que já foi escrito – A volta do parafuso, de Henry James –, e o resultado é uma contribuição original à teoria literária, que apoia-se em uma operação surpreendente que revela o verdadeiro protagonista da obra: para entender o enredo de Henry, Gutman vai à teoria do filósofo William James, seu irmão. Não à teoria literária, que ele não tinha, mas a seu pensamento sobre a vida e a morte, sobre a mente e a consciência.

Nesta aula aberta, Guilherme Gutman convida o filósofo Pedro Duarte para um bate-papo sobre os terrores que temos do desconhecido. Em seguida haverá o lançamento de William James e Henry James: filosofia, literatura e vida, em que Gutman enfrenta, “com um fôlego conceitual raro, o desconhecido, em uma forma sua bem particular”.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Guilherme Gutman

    Médico psiquiatra e psicanalista. Professor de Psicologia da PUC-Rio, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, curador independente e crítico de arte. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj. 

  • Pedro Duarte

    Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde se formou mestre e doutor. Foi professor visitante nas universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). Publicou capítulos em livros e artigos em periódicos acadêmicos e veículos da grande mídia, como O Globo. Autor de Estio do tempo: Romantismo e estética moderna e A palavra modernista: vanguarda e manifesto.