ZOIM: evento gratuito para pais e filhos


BRENO ABRANTES, BRUNO DANTE, CAROLINA SANCHES, CLARISSA BRITO, MÁRCIO VASSALO, RONA HANNING

22 de julho - Sábado - das 15h às 17h

A CASINHA DO SABER realiza no próximo dia 22 de julho, das 15h às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), o ZOIM, projeto gratuito que irá reunir pais e filhos para reflexões e brincadeiras em torno do tema “Empatia: uma revolução afetiva”.


A proposta é que, através de encontros que reúnem arte, literatura e filosofia, o público vivencie na prática os pilares fundamentais da CASA DO SABER RIO: o estímulo ao pensar, ao aprender e ao conviver.  

A coordenação é de Carolina Sanches e Rona Hanning, do LER Instituto, parceiro da CASA na CASINHA DO SABER.


O evento é gratuito e sujeito à lotação. Serão distribuidas senhas de acesso a partir das 14h30, no próprio CCJF (Av. Rio Branco, 241 - Centro).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

PARA CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS

LAB DE LETRINHAS, com Breno Abrantes e Clarissa Brito: Já imaginou como é a vida de uma criança na Síria? Ou como é ter nascido sem enxergar? Como é ser um Médico Sem Fronteira? Nesse LAB vamos experimentar, através da Literatura e de muitas dinâmicas, como enxergar o mundo por novas perspectivas, calçando o sapato de outras pessoas. 

LAB DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM BONECOS, com Bruno Dante, da Ba-Be-Bi-Bonecos: Como seria o mundo se todos fôssemos empáticos? Nesse LAB vamos usar a criatividade, construindo novas histórias e personagens para esse mundo do qual queremos fazer parte e no qual queremos viver.

PARA ADULTOS

LAB DE EDUCAÇÃO PARA O ENCANTAMENTO, com o escritor Márcio Vassallo: Para que servem a beleza e a estranheza na vida da gente? Com dinâmicas, casos e debates, Márcio Vassallo propõe um diálogo a partir da seguinte pergunta: "De que modo o encantamento pode aproximar as pessoas?" O escritor sugere formas para nos aproximarmos do universo da infância exercitando a arte do reparo amoroso e, quem sabe assim, contribuindo para que pais e filhos avancem na conquista de tempo juntos. 

Parceria:

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • BRENO ABRANTES

    Estudante de Pedagogia na UFRJ. É monitor da disciplina Filosofia da Educação Contemporânea. Trabalhou na Escola Parque como Mediador de Leitura, além de já ter trabalhado como Contador de Histórias. Atualmente trabalha no LER Instituto - Educação Literária, onde auxilia a equipe em seus projetos voltados para a área de Educação Literária de adultos e crianças.

  • BRUNO DANTE

    Formado em Design Gráfico e especializado em Ilustração no Saint Martin College of Art and Design em Londres. Desenvolve projetos de editoria e ilustrações para livros infantis, assim como escreve e ilustra seus próprios livros. Cria bonecos de animação para teatro e como obra artística.

  • CAROLINA SANCHES

    Jornalista e pedagoga, é diretora do LER - Educação Literária, instituto de Literatura para Infância voltado para a convergência da palavra, imagem e mundo. Especialista em Mídia e Educação, produziu conteúdos de materiais educativos para as Bibliotecas Parque, Fundação Itaú e o Canal Gloob. Coordena projetos sócio-culturais que cruzam a literatura com a tecnologia em LABs pelo Rio de Janeiro. Em 2015, produziu o conteúdo do livro Minha primeira coleção – A arte de colecionar arte, para crianças. Atualmente coordena o trabalho do projeto FutExperience (projeto de Educação Esportiva para crianças federadas) e está na Casinha do Saber, lugar do pensar da criança.

  • CLARISSA BRITO

    Pedagoga com especialização em Educação Infantil pela PUC-Rio. Apaixonada por Literatura Infantil, realiza oficinas com foco em formação de leitor e projetos que valorizem a cultura afro-brasileira. Professora da Escola Parque, atualmente cursa a pós graduação em Psicopedagogia no Pró-Saber. Faz parte da equipe do LER nos LABs voltados para crianças. 

  • MÁRCIO VASSALO

    Jornalista e escritor; faz palestras e oficinas há mais de vinte anos em todas as regiões do Brasil. Com títulos publicados na Itália, no Chile e na Argentina, é autor dos livros A professora encantadora, Minha princesa africana, De filho para pai, A Princesa Tiana e o sapo Gazé, O Príncipe sem sonhos, O Menino da Chuva no Cabelo, Valentina, A Fada Afilhada e Da minha praia até o Japão. Foi escolhido em 1999 pela Veja-Rio como "um dos 100 cariocas de quem você vai ouvir falar no século XXI".

  • RONA HANNING

    Mestre em educação pela PUC-Rio e especialista em formação de educadores e literatura para infância. Percorreu o Brasil pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Trabalhou com alfabetização de adultos no Amapá, com OInstituto no Rio e em Minas Gerais, e em várias editoras infantojuvenis.Foi professora na UFF e na Estácio de Sá. De 2007 a 2015, dirigiu o Instituto Oziris Pontes no sertão cearense, com projetos sociais para crianças, jovens e adultos. É diretora e fundadora do LER - Educação Literária. É autora do livro Traço e Prosa (Cosac Naify) ganhador do prêmio de melhor livro teórico pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.