Professores


  • Leticia Pinheiro

    Professora adjunta do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj. Graduação em Ciências Sociais pela UFF, mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio e doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 e cientista do Nosso Estado da Faperj. Foi visiting research associate no Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da Universidade de Oxford (Reino Unido).

  • Aderbal Freire Filho

    Diretor teatral. Fundador do Grêmio Dramático Brasileiro e do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE). Assina, entre outros, os consagrados Apareceu a Margarida; A Morte de Danton; A Mulher Carioca aos 22 Anos (Prêmio Shell) e Tiradentes. Fez sua estreia como ator em Diário de um louco, de Nikolai Gogol; e como diretor em O Cordão Umbilical, de Mario Prata (1972). Seu primeiro grande sucesso professional foi a direção do monólogo Apareceu a Margarida, com Marília Pêra. Anos depois, com atores iniciantes em sua maioria, monta Lampião, primeiro de uma série de espetáculos com temas históricos. Dirigiu Wagner Moura em sua versão de Hamlet, de Shakespeare, montando em seguida os clássicos Moby Dick e Macbeth.

  • Adilson Xavier

    Publicitário, escritor, roteirista e produtor audiovisual. Foi sócio e presidente da agência multinacional FCB Brasil. Atualmente é CEO da Zola, produtora das séries Valentins e Homens são de Marte, entre outras. Autor dos livros O Deus da CriaçãoO Atirador de IdéiasSobrevoando Babel e Storytelling - Histórias que deixam marcas.

  • Admar Costa

    Professor do Departamento de Filosofia da UFRRJ. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ. Possui pós-doutorado pela Université Panthéon Sorbonne - Paris 1. Líder do grupo de pesquisa Zétesis (Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Tradição - UFRRJ), onde desenvolve pesquisa sobre Platão, e atua também no Programa de pós-graduação em Filosofia da UFRJ.

  • Adriana Abdenur

    Doutora pela Universidade Princeton, pós-doutoranda sênior na Fundação Getulio Vargas e Fellow do Instituto Igarapé.

  • Adriana Calcanhotto

    Cantora, compositora e escritora brasileira. Suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, funk, rock, pop, baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados. Ampliou sua atuação em um álbum para crianças, o Adriana Partimpim (2004), com o qual obteve grande sucesso. Lançou o livro Saga Lusa, um relato da viagem a Portugal em sua turnê do disco Maré. Organiza e ilustra a Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira – voltada para crianças de qualquer idade. Atualmente, é colunista de O Globo.