Professores


  • ALESSANDRA ALDÉ

    Jornalista pela PUC-Rio e doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, onde também é pesquisadora associada do Doxa/Iesp. Autora do livro A construção da política e diretora, com Vicente Ferraz, do documentário Arquitetos do poder. É presidente da Associação de Pesquisadores de Comunicação e Política (Compolítica) e editora da Revista Compolítica.

  • ALEX SANDRO

    Sócio e diretor de Tecnologia da empresa Creapix, que pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia com foco em brand experience para diversos segmentos. Antes de fundar a própria empresa, trabalhou na agência Biruta durante quatro anos com pesquisa e projetos voltados para a indústria criativa.

  • ALEXANDRA CLEOPATRA TSALLIS

    Doutora em Psicologia Social pela Uerj em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation – Ecôle de Mines/Paris (2005). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRJ (2010). Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Uerj. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social/Uerj e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia/Uerj. Pesquisadora do Núcleo de Cognição e Coletivos/UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Entre Redes/UFF. Professora do Instituto Gestalt em Figura, no Rio de Janeiro.

  • ALEXANDRA LUCAS COELHO

    Jornalista e escritora. Nasceu em Lisboa, em 1967. Cobriu várias zonas de conflito: URSS, Bósnia, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Israel/Palestina, México, Egito, Turquia. Foi correspondente em Jerusalém. Publicou cinco livros de reportagem/viagem: Oriente Próximo, Viva México, Caderno Afegão, Tahrir, os três últimos publicados no Brasil. E, recentemente, Vai, Brasil. Em 2012, estreou no romance com E a Noite Roda, publicado em Portugal e no Brasil (Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores 2012). Desde 2010 vive no Rio de Janeiro, de onde escreve para o Público, principal diário português. Seus textos sobre o Brasil estão disponíveis no blog blogues.publico.pt/atlantico-sul.

  • ALEXANDRA ULLMANN

    Advogada e psicóloga, é referência nacional em casos de alienação parental e falsas denúncias de abuso sexual. Presta assessoria jurídica em ações que envolvem o Direito de Família, com atuação também na área Cível. Participou do documentário A morte inventada (2015) e foi uma das principais vozes para a elaboração da Lei da Alienação Parental. Tem também larga experiência em processos que envolvem guarda compartilhada. É autora do livro Tudo em dobro ou pela metade?, que aborda o tema separação sob a ótica da criança e com linguagem lúdica.

  • ALEXANDRE COSTA

    Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück (Alemanha) e pela UFRJ. Pós-doutor em Teoria da Música na Antiguidade (USP) e em Filologia Clássica (USP/Humboldt-Universität zu Berlin). Autor de Heráclito: fragmentos contextualizados e A história da filosofia em 40 filmes (coautoria com Patrick Pessoa), entre outros livros.