A ARTE DE LIDAR COM AS EMOÇÕES

CURSO AO VIVO ONLINE + REPLAY


Ricardo Krause

19 e 26 de january - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

A emoção é frequentemente colocada em oposição à razão e por isso considerada péssima conselheira. Curiosamente, Charles Darwin reconhecia nas emoções um aliado imprescindível para a evolução. O homem social interage, e aqueles que conseguem reconhecer suas emoções e usá-las a seu favor no inevitável processo de convivência, cada vez mais complexo, levam vantagem.

O psicólogo Daniel Goleman baseia-se nessa dinâmica para desenvolver o conceito de Inteligência Emocional, popularizado por ele em 1986 e que até hoje mantém-se relevante. A proposta desse curso é conhecer e explorar as ferramentas práticas dessa eficaz maneira de interagir que envolve o conhecimento de si mesmo e dos outros.

Entre os temas abordados estão as bases inatas das emoções, a socialização, o desenvolvimento da empatia e os impactos de sua redução na sociedade, a regulação emocional como alicerce para a saúde mental e a harmonia social, o primata colaborativo X o primata agressivo, as origens da xenofobia, da agressão, do bullying e de outros comportamentos corrosivos. Também serão discutidos programas preventivos de educação socioemocional: é possível domar a nossa biologia?

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 21 E 28 DE JANEIRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 19 JAN | EMOÇÃO X RAZÃO: UMA FALSA OPOSIÇÃO


  • 26 JAN | COMO USAR AS EMOÇÕES A NOSSO FAVOR


ministrado por


  • Ricardo Krause

    Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.