A BÍBLIA: UMA FONTE INESGOTÁVEL DA LITERATURA


Marcelo Backes

De 05 a 26 de september - Thursdays - das 17h às 19h - 4 encontros

CONCLUÍDO

O curso abordará três versões literárias de conhecidas lendas bíblicas e uma do Evangelho inteiro, para mostrar em que medida essas obras diferem da narrativa original, desvendando as convergências entre o sagrado e o profano e mensurando os resultados surgidos desse rico diálogo entre literatura e Bíblia.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 SET | O LIVRO DE JÓ

    A fidelidade do justo da terra de Uz a Deus é testada e submetida às provações mais terríveis. Como o ser humano deve se comportar ao ser acossado pelo sofrimento, e quais as razões e objetivos deste mesmo sofrimento?


  • 12 SET | ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS (1904)

    A história bíblica é pouco mais do que uma cifra melódica para o título que Machado de Assis deu à sua penúltima obra. A lenda bíblica: o tema antigo dos irmãos inimigos e seu vigor brasileiro nos gêmeos Pedro e Paulo. A política dos gêmeos rivais, a crítica dura da narrativa inovadora de Machado ao advento da República, que, segundo ele, significou muito mais uma “mudança de rótulo” do que uma mudança verdadeira.


  • 19 SET | JOSÉ E SEUS IRMÃOS, DE THOMAS MANN (1933-1943)

    Em Poesia e verdade, Goethe já havia dito que a história bíblica de José e seus irmãos mereceria um trabalho literário de grande vulto. Após uma viagem à Palestina em 1925, Thomas Mann fez do tema uma tetralogia, sua obra mais volumosa. Iniciada em Munique, só foi terminada no exílio norte-americano. A beleza, tema central de Mann, aparece personificada em José. Em oposição à lenda bíblica, morte e decadência são o resultado final da beleza na obra do autor. José e o mundo contemporâneo.


  • 26 SET | O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, DE JOSÉ SARAMAGO (1991)

    O Evangelho na versão de José Saramago. A humilhação de Jesus Cristo, seu caráter frágil e vulnerável; as diferenças entre o Cristo bíblico e o de Saramago; o divino e o humano. A obra censurada pelo governo português, que fez o seu autor abandonar a pátria. As peculiaridades narrativas do Nobel da língua portuguesa.


ministrado por


  • Marcelo Backes

    Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg (Alemanha). Escritor, professor, tradutor e crítico literário, é autor de O último minuto e de A casa cai, entre outras obras. Seus livros, ensaios e poesias estão sendo publicados em vários países da Europa.