A CRISE ECOLÓGICA GLOBAL: UM PANORAMA


Sérgio Besserman

17 de april - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Vivemos em um período especial da história global. Nos próximos 20 a 30 anos, seremos obrigados a fazer escolhas singulares sobre o futuro que desejaremos ter, os valores a serem ensinados para as próximas gerações, a produção, o consumo, e o planeta que deixaremos para os nossos descendentes.

A escassez de lideranças atentas à questão é preocupante, pois são elas que deveriam possibilitar o enfrentamento às crises ecológica e ambientais no mundo. E as graves consequências sociais já são sentidas, com a ocorrência de tempestades, inundações, estiagens prolongadas e desastres causados por grandes indústrias.

Nesse encontro, o economista Sérgio Besserman regressa à CASA DO SABER RIO para apresentar um panorama da crise ecológica e ambiental que assola o nosso planeta. Esse problema faz emergir significativos movimentos críticos contra aqueles que, em tese, seriam os responsáveis por operar as mudanças necessárias para amenizar os impactos no meio ambiente.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Sérgio Besserman

    Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi presidente do IBGE, pelo qual lançou, entre outras publicações, Indicadores de desenvolvimento sustentável e Glossário do meio ambiente. Foi diretor de Planejamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e participou, como membro da missão diplomática brasileira, das Conferências das Partes da Convenção Mundial do Clima. Em 2010, foi designado para presidir a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20.