A ÉTICA PROTESTANTE E A IDEOLOGIA DO ATRASO BRASILEIRO

COMO A SOCIOLOGIA WEBERIANA PODE NOS AJUDAR A COMPREENDER O BRASIL


Jessé De Souza

25 de may - Tuesday - das 14h às 15h30

O sociólogo e economista alemão Max Weber (1864-1920) é, sem sombra de dúvida, uma das referências fundamentais das ciências sociais brasileira. Não só ele é um dos autores mais citados nas dissertações e teses de mestrado e doutorado produzidas no Brasil, como, juntamente com Karl Marx (1818-1883), é a principal fonte de inspiração para a própria autocompreensão do Brasil.

Mas também no contexto brasileiro, Weber foi inspiração para a produção do conceito mais influente, ainda hoje, da sociologia e da ciência política brasileiras: a noção – ambígua e equívoca, como teremos ocasião de explicitar – de patrimonialismo.

Nesse encontro especial em celebração aos 15 anos da CASA DO SABER RIO, receberemos o sociólogo Jessé de Souza para uma conversa sobre como a sociologia weberiana pode nos ajudar a compreender o Brasil.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: PALESTRA ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Esta palestra faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final da palestra.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

 

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 100.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Jessé De Souza

    Professor titular da Universidade Federal do ABC. Graduado em Direito e mestre em Sociologia pela UNB, doutor em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, na Alemanha, pós-doutorado em Filosofia e Psicanálise pela New School for Social Research de Nova Iorque e livre docência em Sociologia pela Universität Flensburg, também na Alemanha. Foi presidentre do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2015 e 2016. Escreveu como autor e organizador 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Entre suas obras destacam-se A Atualidade de Max Weber; A tolice da inteligência brasileira; A radiografia do golpe; A Classe Média no Espelho; e A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato.

INSCREVA-SE AQUI


Fale conosco