A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA ACABOU?

REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA JUNGUIANA E DA TERAPIA FAMILIAR


Paula Pantoja Boechat

De 29 de november a 13 de december - Fridays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Desde o início de suas pesquisas em psicologia profunda, Carl Gustav Jung (1875-1961) não estudava somente os indivíduos, mas preocupava-se também com a saúde mental das famílias. Ele escreveu alguns textos muito interessantes sobre o assunto, abordando a noção de maldição familiar, os mitos da Grécia antiga, os arquétipos parentais e a influência dos pais no destino dos filhos. Jung antecipou os estudos desenvolvidos na década de 1960 pelos terapeutas sistêmicos, que buscavam entender como funcionavam as famílias que tinham doentes mentais graves. Nesse curso, Paula Boechat apresentará algumas reflexões sobre as famílias contemporâneas a partir da perspectiva da psicologia junguiana e da terapia familiar.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 360.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 29 NOV | AS MUDANÇAS NAS FAMÍLIAS CONTEMPORÂNEAS

    As visões culturais sistêmicas e junguianas. As grandes modificações nos papéis parentais e suas repercussões nos filhos e na sociedade. Exemplos clínicos e exibição de trechos de filmes atuais.


  • 06 DEZ | AS FAMÍLIAS MALDITAS NA MITOLOGIA GREGA E NA ATUALIDADE

    A noção de “maldição” e sua importância para entendermos, redefinirmos e darmos uma solução para os projetos únicos e próprios da família. Exemplos da clínica e da cultura.


  • 13 DEZ | A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS AUXILIARES PARA MELHOR COMPREENSÃO E TRATAMENTO DAS FAMÍLIAS E CASAIS COM CONFLITOS

    A utilidade das técnicas na compreensão dos problemas familiares. Alguns exemplos e recortes clínicos com famílias recasadas, de adoção, heterossexuais e homossexuais.


ministrado por


  • Paula Pantoja Boechat

    Médica, analista junguiana membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP, Zurique).  Membro fundador e ex-presidente da Associação Junguiana do Brasil (AJB), é especialista em Terapia Familiar Sistêmica e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Autora do livro Terapia familiar: mitos, símbolos e arquétipos.

INSCREVA-SE AQUI