A FEMINILIDADE NA FRONTEIRA DO SEXO E DO GÊNERO


Malvine Zalcberg

17 e 24 de september - Tuesdays - das 19h30 às 21h - 2 encontros

A diferença anatômica dos corpos foi diferentemente formulada ao longo da história, cada época privilegiando ora o sexo, ora o gênero, ambos conceitos inicialmente bem definidos: o primeiro designando um estado biológico sob a forma de homem ou mulher, o segundo uma construção cultural indicando papéis sociais. Tendo o gênero, pela evolução da cultura e aporte de estudos recentes, ultrapassado a concepção estrita de adoção desses papéis em relação ao sexo e passado a representar o próprio ser do sujeito, a harmonização de sexo e gênero se tornaria um dos desafios do século XXI.

A psicanálise traz sua contribuição para a compreensão do tema, a partir das posições subjetivas adotadas pelo sujeito. Ao longo de dois encontros, pensaremos a feminilidade e suas características à luz dos conceitos psicanalíticos sobre subjetividade, sexualidade e amor, e sobre a fronteira do sexo e do gênero.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 240.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 17 SET | MULHERES ENTRE SEXO E GÊNERO


  • 24 SET | A FEMINILIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE


ministrado por


  • Malvine Zalcberg

    Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela PUC-Rio. Autora de A relação mãe e filha, Amor paixão feminina, Qu’est-ce qu’une fille attend de sa mère?; Ce que l'amour fait d'elle; e De menina a mulher: cenas da elaboração da feminilidade no cinema e na psicanálise.

INSCREVA-SE AQUI