A FRANÇA DOS NACIONALISMOS: DA GUERRA FRANCO-PRUSSIANA À PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


Natália Bravo

26 de november - Thursday - das 19h às 20h30

CONCLUÍDO

De acordo com Benedict Anderson, Eric Hobsbawm e outros grandes historiadores do século XX, o século XIX foi o século dos nacionalismos: comunidades imaginadas e construções políticas a serviço de interesses econômicos e geopolíticos. A Europa do século XIX viu florescer como nunca a ideia de nação, e com ela os conflitos que puseram em xeque a estabilidade política do continente europeu. Por detrás de um clima de paz aparentemente instaurado após as derrotas napoleônicas, sopravam os ventos dos nacionalismos, que embalavam as nações em busca da expansão de seus impérios coloniais. E é nesse contexto que voltaremos os nossos olhos para o caso da França, em especial para a Guerra Franco-prussiana, para a Comuna de Paris, o caso Dreyfus, as exposições internacionais e a Belle époque, e também para o avanço das ideias de esquerda, debatidas ardorosamente nas internacionais socialistas.

O objetivo deste encontro é apresentar um panorama da França enquanto palco das grandes transformações da virada do século XIX para o século XX, sem as quais nos é impossível compreender em toda a sua complexidade o “Breve século XX”, período tão marcante da história francesa e mundial.

 

> Esta palestra faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece no dia 30 DE NOVEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Natália Bravo

    Historiadora. Mestre em História Social pela USP e doutoranda na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (França). É fundadora do projeto Paris de Histórias, que proporciona experiências de imersão histórica e cultural aos turistas brasileiros na cidade de Paris.