A HISTÓRIA DA MENTE ATRAVÉS DOS SONHOS


Sidarta Ribeiro

08 de october - Tuesday - das 19h30 às 21h30

Uma breve história da mente humana pelo fio condutor do sonho será o tema deste encontro. É curioso que a palavra em alemão para sonho — Traum — se pareça tanto com trauma, que, em grego, com etimologia bem distinta, quer dizer ferida. Memórias são cicatrizes e sua ativação durante o sono — os sonhos — possui causa e significado. Para iluminarmos as funções e as razões do sonho será preciso trilhar o longo caminho que vai da biologia molecular, neurofisiologia e medicina até a psicologia, a antropologia e a literatura, sem perder de vista que a evolução da espécie, em sua fase mais recente, é toda a nossa história.

Uma teoria satisfatória do sono e dos sonhos deve, primeiro, considerar todos os fenômenos relevantes e não apenas parte deles. Em segundo lugar, deve distinguir as várias funções dos diferentes estados de sono e de sonho. Em terceiro, deve produzir uma narrativa plausível de como tais estados favoreceram a aptidão para procriar genes e cultura através do tempo, evoluindo um conjunto de funções cumulativas e superpostas em camadas, que só podem ser compreendidas na ordem cronológica apropriada. Citando Carl Jung (1875-1961), trata-se de compreender em detalhes, em termos de seus mecanismos fundamentais, de que forma o sonho prepara o sonhador para o dia seguinte.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 130.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Sidarta Ribeiro

    Professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (Estados Unidos), com pós-doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (Estados Unidos), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (UnB). É diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro do comitê diretor da Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School, Estados Unidos) e pesquisador sênior associado do Centro de Pesquisas para Inovação e Difusão da Fapesp em Neuromatemática. É autor, entre outras obras, de O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho e Limiar: Uma Década entre o Cérebro e a Mente.

INSCREVA-SE AQUI