A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS SEGUNDO JUNG

COMO COMPREENDER UM SONHO ATRAVÉS DA SUA LINGUAGEM SIMBÓLICA


Tatiana Paranaguá

De 14 a 28 de february - Thursdays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

Já acordou intrigado com um sonho? Ou quem sabe vários? Mesmo tendo a certeza de que significaram algo importante, não conseguiu desvendar suas mensagens? A notícia é que você não está sozinho! Esse fato já aconteceu ao menos uma vez na vida de qualquer ser humano. Todos nós sonhamos todas as noites vários sonhos. Porém, muitas vezes acordamos sem nos lembrarmos deles. Algo assim tão natural e involuntário quanto respirar certamente possui uma função essencial ao equilíbrio da psique. Disso já sabiam os xamãs e sacerdotes da Antiguidade que se dedicavam a estudar e compreender os sonhos, assim como hoje continuamos a fazê-lo em salas de universidades e consultórios de analistas com o mesmo fascínio.

Entre os vários estudiosos que se debruçaram sobre o tema, Carl Gustav Jung, o criador da Psicologia Analítica, nos forneceu ferramentas valiosas que possibilitaram ampliar a compreensão dos sonhos para além dos reflexos de uma consciência pessoal, reconhecendo-os como importante via de conexão com o que nos transcende. E é sob a ótica de Jung que, em três encontros, iremos compreender um sonho através da sua linguagem simbólica.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 FEV | INCONSCIENTE COLETIVO E PESSOAL: O ARTÍFICE DOS SONHOS

    Introdução aos conceitos de Arquétipo, Inconsciente coletivo e Inconsciente pessoal no pensamento de Carl Gustav Jung


  • 21 FEV | A LINGUAGEM SIMBÓLICA DOS SONHOS

    A produção de símbolos pessoais e símbolos arquetípicos como função natural da psique inconsciente e como estes surgem nos sonhos para se aproximar da mente consciente.


  • 28 FEV | TIPOS DE SONHOS E CHAVES PARA COMPREENDÊ-LOS

    Os diferentes níveis oníricos e suas especificidades. O sonho enquanto realidade psíquica exercendo função criadora e curativa.


ministrado por


  • Tatiana Paranaguá

    Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Mestre em Clínica pela PUC-Rio. Analista junguiana, consultora e comentarista da Rede Globo. Fundadora e coordenadora do Centro Junguiando.