A INVENÇÃO DE UMA BELA VELHICE: PROJETOS DE VIDA E BUSCA DE SIGNIFICADO


Mirian Goldenberg

22 de october - Thursday - das 19h às 20h30

CONCLUÍDO

A filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) foi a maior inspiração da antropóloga Mirian Goldenberg para ela começar a escrever sobre a invenção de uma bela velhice, tema deste encontro. Mirian debaterá questões surgidas ao longo demais de trinta anos de pesquisas realizadas com 5 mil mulheres e homens, apresentando dados comparativos levantados em outras culturas.

O objetivo é discutir a invenção de uma bela velhice e compreender as diferenças entre discursos, comportamentos e valores, debater a questão da “velhofobia”, destacando a importância dos projetos de vida e a busca de significado em todas as fases da vida. Uma discussão que abordará temas como felicidade, liberdade, o valor do tempo, família, amizade e trabalho, entre outros.

> Esta palestra faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece no dia 26 DE OUTUBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Mirian Goldenberg

    Antropóloga, pesquisadora e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Colunista do jornal Folha de São Paulo. Autora, entre outros, dos livros: Tudo o que você não queria saber sobre sexo; Por que homens e mulheres traem?; Infiel: notas de uma antropóloga; Homem não chora. Mulher não ri; Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?; O corpo como capital; A bela velhice; Corpo, envelhecimento e felicidade; Velho é lindo!;Toda mulher é meio Leila Diniz; e Liberdade, Felicidade e Foda-Se! - As Perguntas e As Respostas Para Viver Mais Feliz.