A NOVA E A VELHA POLÍTICA: UM DEBATE NECESSÁRIO NO BRASIL


Matheus De Sá Moravia

30 de october - Wednesday - das 17h às 19h

CONCLUÍDO

Criar um sistema político que vise à democracia é um árduo trabalho, realizado a duras penas por alguns países, especialmente ao longo do século XX. No caso brasileiro, após décadas de autoritarismo, uma nova Constituição foi promulgada. O texto, o mais democrático até então, teve como grande desafio criar um ciclo virtuoso de estabilidade política e inclusão social em um território profundamente desigual.

Das eleições de 2018, ano do trigésimo aniversário da Constituição, saiu vencedor um projeto político que se autodeclara como a nova política. Torna-se, portanto, oportuno um esforço de apropriação teórica acerca do funcionamento da política brasileira.

Apoiado nisso, o objetivo deste encontro é o de apresentar a conjuntura social do país nos últimos 30 anos, desenhando um panorama da vida do eleitorado. No intuito de compreender as regras do jogo, será discutido o funcionamento do presidencialismo de coalizão – ou, em outras palavras, como as elites políticas são capazes de construir projetos democráticos para alcançarem o poder. Por fim, serão mostradas as estratégias atuais para se governar dentro desse contexto.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Matheus De Sá Moravia

    Sociólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com passagens pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) e pela Université de Lille 2 (França). Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp–Uerj) e mestre pela mesma instituição. É pesquisador na área de estudos de democracia, economia política, instituições e política brasileira, com especialização na área de financiamento de campanhas eleitorais. Atualmente, trabalha com teoria política, especificamente sobre a demofobia no pensamento econômico moderno.