Olá! Faça seu login ou cadastre-se | Carrinho de compras
atendimento:
André Marinho
De 12 a 26 de september - Thursdays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros
À medida que o ser histórico e humano Jesus de Nazaré iniciou sua vida pública, uma revolução poética deflagrou-se. O simples homem galileu, chamado inclusive por seus opositores de “Mestre”, por meio de suas pregações públicas, transmitiu seus ensinos por parábolas e por brevíssimas frases de efeito, mediante um excepcional e surpreendente primor retórico e poético. Não se deve desconsiderar que o Jesus histórico era um homem semianalfabeto, sem apoio dos poderosos, pregando de aldeia em aldeia, jamais escrevendo livros, questionando a hierarquia e a linguagem de sua época, encontrando, por fim, um desfecho terrível para sua vida: a pena de morte por meio da crucificação.
Jesus não fundou uma nova religião, mas, ao contrário, foi absolutamente fiel à sua tradição. A partir de sua morte, uma sucessão de eventos ocorreram, um novo mundo se abriu e, com tudo isso, a linguagem literária judaica e, posteriormente, de toda a tradição romana, grega e bárbara gradualmente alterou-se: quando o cristianismo tornou-se séculos mais tarde a religião dominante no Império, ele modificou não apenas as religiões, as instituições e os valores, mas também as artes. Tudo isso vinculado ao simples carpinteiro de Nazaré. Qual é a força da linguagem desse homem? Qual o poder de sua expressão verbal? Qual o vigor de suas parábolas? Jesus não foi apenas um grande líder religioso da humanidade. Foi um grande poeta e artista.
ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso
12 SET | O JESUS HISTÓRICO E SUAS PARÁBOLAS
19 SET | SOLIDÃO E PERPLEXIDADE NO EVANGELHO DE MARCOS
26 SET | A PRIMEIRA OBRA DE ARTE CRIADA INSPIRADA EM JESUS: O APOCALIPSE
André Marinho
Professor, escritor e ator. Graduado em Artes Cênicas (teoria da arte e interpretação) pela Unirio e na Cal-RJ e em filosofia pela UFRJ. Realiza diversas palestras sobre o diálogo entre religião, filosofia e ciência, além de ter recentemente lançado o livro Quem foi Jesus? – uma análise histórica e ecumênica.