A PRÁTICA ANALÍTICA, DE FREUD A LACAN


Marco Antonio Coutinho Jorge

De 17 a 31 de july - Wednesdays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

A partir da década de 1950, através de uma verdadeira análise da psicanálise, Jacques Lacan empreendeu um movimento que ele denominou de “retorno a Freud”, convocando os psicanalistas a aprofundar o estudo sistemático da obra do fundador da psicanálise. Este movimento produziu os mais ricos frutos, pois fez não só com que pudessem ser evidenciados aspectos dessa obra que não haviam sido percebidos até então, como permitiu que novos avanços fossem produzidos pelos psicanalistas em sua teoria e em sua prática. Hoje, Lacan é onipresente nos trabalhos psicanalíticos e, se seu nome está associado ao de Freud de forma indelével, é porque ele refundou a psicanálise em suas bases e retomou a radicalidade e o gume cortante de sua verdade.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 17 JUL | O RETORNO AO SENTIDO DE FREUD

    A retomada dos fundamentos da psicanálise. Os quatro conceitos fundamentais: inconsciente, transferência, pulsão, repetição.


  • 24 JUL | O REAL, O SIMBÓLICO E O IMAGINÁRIO

    Imaginário: o eu é um outro. O estádio do espelho. O esquema L. Simbólico: o inconsciente estruturado como linguagem. A lógica do significante. O Outro. Real: a relação sexual impossível. O objeto a. Amor, desejo e gozo. O lugar da fantasia.


  • 31 JUL | Aula 3


ministrado por


  • Marco Antonio Coutinho Jorge

    Psiquiatra e psicanalista. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Uerj. Diretor do Corpo Freudiano, Seção Rio de Janeiro. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Associação Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).

INSCREVA-SE AQUI