A SAÚDE SUBSTITUIU A SALVAÇÃO: O CORPO NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO

PALESTRA ONLINE AO VIVO + REPLAY


Ieda Tucherman

19 de august - Wednesday - das 17h às 18h30

O corpo é um pensamento muito mais interessante que a alma de antigamente, afirmou Nietzsche no final do século XIX. Nos anos 70-80, Foucault proclama que “em nossos dias, a saúde substituiu a salvação”, propondo uma leitura crítica sobre os saberes e poderes que se apropriam dos discursos e das práticas sobre a vida, cunhando o celebrado conceito de Biopolítica. Para complementar, no mesmo sentido, a filósofa e médica Anne Marie Moulin escolhe para cada século uma palavra-chave, e assim o século XVIII será o da liberdade; o século XIX o da felicidade e o século XX o da saúde.

A perspectiva desta palestra é a de pensar de que corpo falamos na nossa atualidade onde as tecnologias biomédicas e as performances e instalações artísticas propõem novos corpos e outras experiências.

> Esta palestra faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece no dia 24 DE AGOSTO, ÀS 19H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 80.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Ieda Tucherman

    Professora Titular do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutora em Comunicação pela UFRJ e pós-doutora pelo Institut de Recherche en Accoustique et Musique (Ircam), Centro Georges Pompidou, Paris (França). É autora dos livros de ensaios Arqueologia do discurso amoroso e Breve história do corpo e de seus monstros. Criou, no Spotify, a playlist "Roland Barthes por Ieda Tucherman" com o objetivo de dialogar com a obra do autor.

INSCREVA-SE AQUI