A UNIÃO EUROPEIA EM CHAMAS – A CRISE DO BREXIT E AS PERSPECTIVAS PARA O BLOCO


Tanguy Baghdadi

15 de fevereiro - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

A integração da Europa é um dos projetos mais bem-sucedidos da história da política internacional, tendo como um de seus capítulos mais importantes o ingresso do Reino Unido no ano de 1973. Mas, o Brexit, palavra originada na língua inglesa que resulta da junção de Britain e exit, se configura como um evento ainda mais marcante. As reviravoltas, que não foram pequenas na época da adesão, já são ainda mais impactantes no contexto da saída, com todas as variáveis que se apresentam: crise econômica, questionamento às bases liberais do sistema internacional, desalento institucional e incertezas para o bloco europeu, as relações com as Irlandas e, principalmente, para o Reino Unido.

Nesse encontro, será apresentado o novo posicionamento do Reino Unido e da União Europeia no mundo pós Brexit, bem como o contexto do processo de adesão do país ao bloco há quase 50 anos. 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Tanguy Baghdadi

    Professor de Política Internacional do Curso Clio e do Clio Internacional. Atualmente é coordenador pedagógico de Carreiras Internacionais do Curso Clio, da Damásio Educacional e da pós-graduação em Relações Internacionais da mesma instituição. É mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes (Ucam).