A VIDA ARTÍSTICA E CULTURAL NA PARIS DOS ANOS 1920

PALESTRA REALIZADA ONLINE VIA ZOOM


Natalia Bravo

27 de may - Wednesday - das 17h às 18h30

CONCLUÍDO

O que James Joyce (1882-1941), F. Scott Fitzgerald (1896- 1940), Pablo Picasso (1881- 1973), Wassily Kandinsky (1866- 1944) e Ernest Hemingway (1899-1961) tem em comum? A cele-bridade em torno de suas obras e o fato de terem vivido os anos 1920 em Paris, ao qual nós também somos frequentemente transportados, seja pela arte desses grandes artistas, seja pelo imaginário construído pela indústria cinematográfica a respeito desse período. A visão bastante difundida de que a Paris desses tempos “era uma festa” tende a provocar alguns esquecimentos, como o de que vivia-se na Europa dos anos 1920 os primeiros momentos de um delicado pro-cesso de reconstrução social, econômica e de valores, após o fim do conflito bélico mais violen-to e mais marcante já ocorrido no continente europeu: a 1ª Guerra Mundial.

Entre a história e a memória, entre o imaginário mítico e a dura realidade, seremos reconduzidos a esses anos marcantes da primeira metade do século XX parisiense, guiados pela literatura, pelas obras de arte e também pela palavra de alguns dos especialistas no assunto. Sairemos des-sa experiência com uma visão mais densa sobre esses anos de criatividade, de riqueza e de hor-ror numa cidade que era, e ainda é, uma das maiores capitais artísticas do mundo.

>>> Esta palestra faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Natalia Bravo

    Historiadora. Metre em História Social pela USP e doutoranda na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (França). É fundadora do projeto Paris de Histórias, que proporciona experiências de imersão histórica e cultural aos turistas brasileiros na cidade de Paris.